Tartaruga é encontrada morta em Matinhos


Por Publicado 22/09/2021 às 19h59 Atualizado 16/02/2024 às 14h12

Na manhã desta quarta-feira (22) mais um animal foi encontrado sem vida nas praias do litoral paranaense. Desta vez, o animal marinho encontrado foi uma tartaruga-cabeçuda, espécie poucas vezes vista pelas região, já que seu comportamento é mais voltado ao ambientes aquáticos e a fêmea só procura a areia quando precisar desovar.

A morte do animal repercutiu entre os usuários das redes sociais após um post da página Matinhos Agora com uma foto do animal. Diversos munícipes e turistas lamentaram a morte do bichinho e se solidarizam com a quantidade de animais mortos encontrados em Matinhos, Pontal e até na Ilha do Mel. Até o momento a publicação tem 340 comentários e mais de 4,5 mil reações, a maioria delas de tristeza.

Em contato com a reportagem, o Centro de Estudos do Mar (CEM) deu mais detalhes da tartaruga encontrada. “É uma tartaruga-cabeçuda, da espécie Caretta caretta. Nossa equipe está a caminho para retirar a carcaça do animal. Somente após realização de necropsia e coleta de materiais biológicos, a equipe, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) saberá a causa da morte da tartaruga”, explicam

Casos virando rotina

Na terça-feira outro animal causou comoção. Uma baleia-fin encalhou sem vida e em estado avançado de decomposição, na praia grande da Ilha do Mel, em Paranaguá. Segundo o Centro de Estudos do Mar (CEM) o animal é o primeiro desta espécie a ser encontrado sem vida na região este ano.

Além desse caso, o litoral paranaense tem chamado a atenção pelas mortes corriqueiras de baleias, situação que colocou moradores e pesquisadores da região em alerta.

Sobre a tartaruga-cabeçuda

Foto: sirtravelalot/ Shutterstock.com

Esta tartaruga, como indica seu nome, se difere das outras devido a morfologia de sua cabeça que é desproporcionalmente grande em relação ao seu comprimento total. Esta espécie ocorre nos mares tropicais, subtropicais e em águas temperadas.

Sua carapaça possui cinco placas laterais, sendo que estas são justapostas, sua coloração é marrom-amarelada e seu ventre amarelo claro; sua cabeça possui dois pares de placas ou escudos pré-frontais e três pares pós-orbitais. No Brasil, a carapaça das fêmeas que são adultas tem a medida curvilínea de 102,8 cm de comprimento e seu peso pode variar de 100 a 180 kg.