Torneio de futsal movimenta portuários sobre cuidados com o câncer de próstata


Por Gabriel Santos Publicado 20/11/2021 às 17h41 Atualizado 16/02/2024 às 19h43

Equipes de futsal participaram, na Arena Albertina Salmon, do “Torneio de Futebol Novembro Azul” voltado a conscientizar sobre a necessidade de prevenção e cuidado com câncer de próstata. O intuito do evento marca a campanha educativa realizada durante o mês.

Existe a estimativa de 65.840 casos descobertos anualmente, de 2020 a 2022, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tumor é o mais diagnosticado entre a população masculina, representando 29% dos casos identificados.

A ação da empresa pública Portos do Paraná contou com quatro times formados por servidores portuários. A toques rápidos, característicos do futebol de salão, a bola rolou no complexo esportivo. Diversos atendimentos complementaram a programação. Quem esteve na Arena pode ter acesso a serviços básicos de saúde, onde foram conferidas a pressão e taxa glicêmica.

O diretor presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destaca que a competição faz parte das campanhas de conscientização à saúde masculina e feminina – realizada em outubro. “O torneio dá continuidade às atividades que o porto fez no Outubro Rosa e no Novembro Azul. Sem ajuda dos nossos parceiros não conseguiríamos montar as programações”, diz o gestor do segundo maior porto do país.

Presente ao evento, o prefeito Marcelo Roque, destacou a iniciativa da Portos do Paraná e ressaltou as ações da prefeitura nos meses dedicados a prevenção da grave doença, quer nas mulheres como nos homens. “É muito importante que os gestores públicos abracem estas causas e não meçam esforços de contribuir de alguma forma e, nada melhor que usar a saudável prática esportiva para unir o útil ao necessário. Por isso, parabenizo o porto, sua diretoria e, principalmente os servidores de aderirem esta importante bandeira da saúde”, disse o prefeito.

Foto: Divulgação/ Claudio neves/ Portos do Paraná

Prefeitura foi parceira no evento

Para o secretário municipal de Esportes, Helton Ambrósio, o esporte é uma maneira de discutir problemas da sociedade.  “A população está cada vez mais engajada quando se trata de esporte e foi por isso que fizemos do cenário uma ponte para tratar de assuntos tão importantes como o câncer de próstata. Estamos felizes em ter a Secretaria de Esportes como parceira deste evento do Portos do Paraná”, diz o secretário.

Miguel Nasser Bisneto, representante do setor administrativo e capitão da equipe campeã “Appa de Munique”, ressalta a relevância da data. “Pela importância que o Novembro Azul representa para os homens, o torneio de futebol fica em segundo plano nessas horas, porque a mensagem principal é o cuidado com a doença”, comenta o funcionário.

O evento contou com a parceria da prefeitura por meio da Secretaria de Esportes, Unimed Paranaguá, Instituto Peito Aberto e Associação dos Comerciantes de Paranaguá (ACIAP).

Prevenção precoce

O principal desafio gira em torno dos preconceitos para fazer os exames. Apontado como uma doença de diagnóstico tardio, o tumor se desenvolve lentamente. Quando a pessoa começa a sentir os principais sintomas, o câncer já está em estado avançado. Conhecido mais pelo exame de toque retal, a medicina oferece alternativas que passam pela testagem de sangue, biópsia e ressonância magnética.

A recomendação é que todos os homens precisam visitar o urologista quando alcançam os 50 anos de idade. Caso exista histórico na família, o exame passa a ser obrigatório aos homens acima dos 45 anos ou para homens negros.