Parnanguaras conquistam 10 medalhas em competições nacionais e internacionais de Atletismo Paralímpico


Por Amanda Batista Publicado 06/04/2023 às 12h10 Atualizado 18/02/2024 às 08h41

Os paratletas da Associação Paralímpica de Paranaguá (APP/SESPOR) deram um show nas competições da primeira fase dos torneios Nacional de Atletismo Paralímpico e Open Internacional de Atletismo Paralímpico, realizados em São Paulo entre os dias 24 de março e 2 de abril.

Sob o comando da professora e técnica Silmara França, os paratletas parnanguaras Pâmela Aires, Vinícius Cabral e André Luiz Mathias foram os destaques da APP. Ao todo, os esportistas conquistaram quatro medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze.

Na primeira fase do Nacional, Pâmela participou na categoria T13, para atletas com deficiência visual, e conquistou o ouro nos 1.500 metros e a prata nos 400 metros rasos. O esportista Vinícius disputou pela classe RR2, para pessoas com deficiência física, e conquistou a prata nos 100 metros rasos. O competidor André Luiz também alcançou o pódio na competição com o terceiro lugar no arremesso de peso, na categoria F37, para pessoas com deficiência física.

Durante o Open Internacional de Atletismo Paralímpico, competição em que apenas atletas com classificação internacional podem participar e que visa aperfeiçoar o ranking mundial de paratletas, Pâmela também conquistou o ouro nos 1.500m e a prata nos 400m rasos. Já Vinícius, alcançou o ouro nos 100m rasos e, também, o primeiro lugar no lançamento de clube, além da prata nas classes F31/F32 e o bronze nas categorias RR2/RR3.

Paratletas estão radiantes

Pâmela comemora a conquista das primeiras medalhas internacionais e as vitórias em meio aos 300 melhores atletas paralímpicos do Brasil. “Competir junto aos melhores atletas do país é muito especial e eu fiquei feliz em ter feito uma marca excelente na minha principal prova, que é a de 1.500m. A competição internacional também foi única porque conquistei minhas duas primeiras medalhas internacionais”, conta, em conversa com o JB Litoral.

O paratleta Vinicius agradeceu à Prefeitura de Paranaguá e a Secretaria Municipal de Esportes (Sespor) pelo incentivo através do Bolsa Atleta. Ele também falou sobre as expectativas para as próximas competições.

Gostaria de agradecer primeiramente a Deus e depois à Prefeitura, que me ajuda através do Bolsa Atleta. Foi graças a esse apoio que venci essas duas competições na minha modalidade. Agora, minhas expectativas para este ano são as melhores possíveis. Irei participar de outras nove competições e tenho chance de vencer em todas elas”, afirma.

Para a técnica Silmara França, o resultado é fruto do investimento na área ao longo dos últimos anos. “Graças à valorização do esporte através da Sespor, é possível observar o crescimento e evolução dos atletas, e, para nós, é sempre um orgulho representar Paranaguá em competições de alto nível de rendimento”, destaca.

Destaque da Associação

A treinadora também comenta sobre os casos de sucesso como o do jovem André Mathias, que conseguiu alcançar o terceiro lugar no ranking nacional adulto graças à performance da equipe em 2022.

O André Mathias é o mais recente destaque da Associação. Com apenas 17 anos, foi campeão no Campeonato Brasileiro sub 17 e sub 20 em 2022 e campeão Brasileiro nas Paralimpíadas escolares em 2022. Isso o habilitou para estar nesta competição de adultos”, explica Silmara.

O paratleta comemorou a nova conquista e agradeceu a todos que contribuíram com sua trajetória de sucesso. “Começamos bem nesta primeira fase nacional do Circuito Loterias Caixa e só tenho a agradecer a técnica Silmara França, ao presidente da associação APP e a minha família que vem me apoiando ao longo deste caminho. Agora tanto eu quanto meus colegas esperamos outras vitórias no campeonato brasileiro”, diz André.

André Mathias concorreu na competição de adultos e alcançou o terceiro lugar no ranking. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Ao JB Litoral, o secretário de Esportes, Helton Ambrósio, fala sobre o investimento no esporte e o resultado dos atletas. “Paranaguá é muito bem representada em diversas modalidades e no atletismo paralímpico não é diferente. A APP segue fazendo um trabalho brilhante e a prova disso está nas conquistas. Foram resultados muito expressivos, por isso parabenizo a toda equipe pelo desempenho e agradeço ao prefeito Marcelo Roque pelo forte investimento no setor esportivo“, ressalta.

Após a conquista de 10 medalhas em torneios com atletas de elite do paradesporto nacional e internacional, a APP/Sespor visa a classificação no Parapan Americano de Jovens em Bogotá, que será realizado em junho deste ano.