Alceu Chaves, referência política e empresarial de Paranaguá, morre aos 80 anos
Com velório marcado para este sábado (16) das 12h às 14h, seguido pelo sepultamento no cemitério municipal Nossa Senhora do Carmo, Paranaguá veste luto pela morte do empresário e político Alceu Claro Chaves nesta sexta-feira (15).
Dois meses após comemorar 80 anos, presenteado com uma camisa personalizada do amigo, Anderson Wanderci, Chefe de Gabinete do presidente da Câmara de vereadores, Fábio Santos, Chaves perdeu a luta contra um câncer e falesceu no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba.
Parnanguara de nascimento, Alceu Chaves, deixa viúva Ana Maria Julião, além de abrir saudade na vida de quatro filhos e onze netos.
Referência na área empresarial e na política, Chaves começou trabalhar aos 15 anos na Companhia de Armazéns Gerais Norte do Paraná – CIANORTE, onde permaneceu por 13 anos.
Deixou a empresa para fazer seu próprio negócio, aos 28 anos, quando fundou a loja Materiais de Construção Ivaí Ltda, que por 30 anos.
No trabalho social e classista, Alceu Chaves foi presidente do Conselho Deliberativo do Clube Atlético Seleto por oito gestões e do Clube Olímpico de Paranaguá no seu Jubileu de Ouro.
Foi presidente do Lions Clube de Paranaguá por duas gestões de 1983 e de 1984. Fundador da Associação dos Deficientes Auditivos de Paranaguá (ACEDA)
Foi dirigente classista por mais de 30 anos da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Paranaguá – ACIAP, onde foi presidente por três gestões de 1997 até 2007.
Na política atuou por 33 anos, eleito em 1988 vereador pelo Partido da Frente Liberal (PFL), hoje, Democratas. Em 1992, ficou como 1º suplente por apenas três votos e voltou em 1996 sendo reeleito em 2000 e 2004, quase duas décadas No Legislativo.
Foi ainda presidente da Fundação Municipal de Cultura “Nelson de Freitas Barbosa” de 2009 a 2010 e Secretário Executivo do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) da Portos dos Portos.