1ª Corrida e Caminhada do Porto de Paranaguá reuniu mais de 1,2 mil inscritos em provas que passaram pela faixa portuária
Nem a chuva atrapalhou as mais de 1,2 mil pessoas que se reuniram, no domingo (16) pela manhã, para participar da primeira Corrida e Caminhada do Porto de Paranaguá, em comemoração aos 88 anos da organização, celebrados em 17 de março. O evento, promovido pela empresa pública Portos do Paraná, já é considerado um dos maiores da modalidade no Litoral e contou com a presença de atletas profissionais e amadores de todo o Brasil.
Foram três categorias de provas, sendo corrida de 5 ou 10 km e caminhada. Além disso, também houve a prova kids, com caminhada para as cerca de 100 crianças inscritas. Todos os trajetos (exceto o das crianças) passaram por dentro da faixa portuária, garantindo a experiência única de cruzar pelos navios e, inclusive, de receber o incentivo dos tripulantes.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, foi um dos inscritos, junto com toda a família: a esposa Andrea Meyer e os filhos André e Felipe. “Para mim foi uma experiência inédita; nunca tinha corrido uma prova, porém consegui fazer os 5 km, sofridos, mas cheguei. Minha família também participou; meu filho nunca tinha entrado na faixa do cais e teve essa condição de correr conosco, e assim é a história de várias famílias. Quero agradecer à minha esposa Andréia, que deu essa ideia, lá em 2019, para que a gente pensasse nesse evento”, disse ao JB Litoral.
Com as inscrições custando R$ 89, todo o valor arrecadado foi revertido em cestas básicas que irão beneficiar, pelo menos, quatro instituições do Litoral. Foram angariadas 14 mil toneladas de alimentos. Uma das entidades beneficiadas será o Lar Perseverança.
“Ações como essa são de extrema importância para a instituição, pois essa captação de alimentos faz muita diferença para os idosos acolhidos, que hoje são 68. Toda ajuda é muito bem vinda e a Portos do Paraná é uma parceira há muito tempo, sempre fazendo ações que captam algum tipo de auxílio para o Lar”, avaliou a diretora-técnica do Lar, Emanuela Velomin.
Porto x Cidade
Com o intuito de promover o esporte e a saúde, o evento também buscou estreitar a relação do Porto de Paranaguá com a população. Na arena montada em frente ao Palácio Taguaré, sede administrativa da Portos do Paraná, foi feito um espaço kids com monitores para crianças de 5 a 12 anos; palco; espaço VIP; painéis de foto e vídeo 360º; espaço de massagem etc.
“Foi um sucesso! Uma prova diferente, com a oportunidade inédita da comunidade passar pela faixa portuária, os tripulantes dos navios incentivando a turma, as pessoas emocionadas de passarem pelo cais. Foi, sem dúvidas, um marco. O governador Ratinho Júnior demonstra para a população que o porto pode, sim, conviver e proporcionar uma relação harmônica, concedendo um incentivo social à prática dos esportes e a união das famílias”, destacou Luiz Fernando Garcia.
Para garantir que as pessoas pudessem passar por dentro da faixa, a Portos do Paraná precisou paralisar as operações de carga e descarga de caminhões das 6h às 13h. A medida foi aprovada pela população, que teve uma experiência única.
O diretor-empresarial da Portos do Paraná também falou sobre o sucesso do evento, que movimentou a economia e o comércio local. “Foi uma grande ação para trazer visitantes à Paranaguá. Foram mais de 1,2 mil inscritos, gente que chegou na cidade, se hospedou em hotel, se alimentou em restaurantes, usou o comércio local. Isso significa a movimentação econômica acontecendo em nosso município a partir de eventos que o porto está promovendo”, afirmou Pioli, que também participou caminhada, ficando em 5º lugar.
Experiência única
O pequeno Arthur Ramos dos Santos, de apenas 7 anos, participou da caminhada kids e se encantou com tudo. “Foi a primeira vez que eu participei de uma prova e gostei muito. Hoje já pratico esporte, sou goleiro, e vou conhecer mais esportes para saber quais eu gosto mais”, contou ao JB Litoral.
A mãe do Arthur, Letícia Ramona Ramos, também falou sobre o orgulho do filho. “Quanto mais esporte ele praticar, melhor, porque ele pode acabar se encontrando em uma modalidade e isso se tornar uma paixão. Algo também muito legal é que eu, aos 40 anos, morando em Paranaguá desde criança, nunca entrei dentro do cais do porto e ele teve essa oportunidade. Achei muito interessante esse fácil acesso a algo que é nosso e muitas vezes não temos essa liberdade”, disse.
O JB Litoral também falou com o vencedor da prova de 5 km. O atleta Davi Altino Nascimento veio de São Paulo apenas para correr no Porto de Paranaguá e conquistou o primeiro lugar em sua categoria.
“Eu tinha 99 quilos, então foi muito difícil chegar até aqui; é muita batalha mental que enfrentamos. Há menos de dois anos consegui emagrecer e hoje estou competindo com a elite. Tive que perseverar muito, focar muito psicologicamente, mas estou aqui, na luta, e muito feliz com o resultado que alcancei. A estrutura oferecida foi muito boa e o visual, então, dispensa comentários”, mencionou.
Na mesma prova, mas na categoria feminina, a ganhadora foi a pescadora Iracema da Silva Mendes, que mora na Ilha do Teixeira. “O meu marido que me treina e, graças a Deus, tenho conseguido ter bons resultados. Correr pelo cais foi muito legal, lá dentro é muito bonito”, disse.
Todos os atletas que concluíram o percurso receberam uma medalha. Já os cinco primeiros colocados nas provas, nas categorias masculina e feminina, receberam troféu.
Conheça os ganhadores
Corrida 5 km Feminina:
1ª – Iracema da Silva Mendes, com tempo de 00:21:12;
2ª – Talita Pamplona, com tempo de 00:22:04;
3ª – Bruna Thaynara de Carvalho dos Santos, com tempo de 00:22:04.
Corrida 5 km Masculina:
1º – Davi Altino Nascimento, com tempo de 00:16:23;
2º – Alex Bosch, com tempo de 00:17:01;
3º – Giovani Chaves Guilherme, com tempo de 00:18:16.
Corrida 10 km Feminina
1ª – Luciana Beatriz Freitas da Rocha, com tempo de 00:42:02;
2ª – Daiana Sachet, com tempo de 00:43:05;
3ª – Jenifer Kamila Barchik, com tempo de 00:44:05.
Corrida 10 km Masculina
1º – Fábio de Paula, com tempo de 00:32:55;
2º – William de Oliveira Souza, com tempo de 00:33:38;
3º – André Stroparo Dyniewick, com tempo de 00:33:43.