Educação, saúde, beleza e entretenimento enchem moradores do Amparo de alegria


Por Flávia Barros Publicado 16/08/2023 às 01h14 Atualizado 18/02/2024 às 20h20

Aquele corte de cabelo da moda, uma conferida na pressão arterial e nível de glicose no sangue, além de atividades onde se aprende brincando. Foi nesse ambiente leve, descontraído e cheio de serviços que a comunidade marítima de Amparo recebeu as atividades do programa Porto em Ação, promovido pela Portos do Paraná. A ação aconteceu nessa terça-feira (15), após o programa já ter sido realizado na Ilha do Mel e Piaçaguera, além do pátio de triagem do porto.

Com parceiros da iniciativa privada e voluntários, a empresa pública levou para a ilha ações de meio ambiente, educação, saúde, segurança, higiene, beleza, entretenimento e cidadania. Cerca de 50 voluntários desembarcaram às 8h e ficaram até às 15h30 atendendo às 200 pessoas da comunidade que participaram das atividades.

Juntos

Para o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, além dos serviços, o programa também compartilha conhecimento com foco na preservação ambiental.

As pessoas precisam sentir que o porto caminha junto com as comunidades. Afinal, a população da cidade e de todo o entorno é muito importante para as atividades portuárias, assim como as nossas operações são importantes para a região. Essa união que é o principal objetivo da ação”, diz. Ainda segundo o diretor, a ação será levada para todas as demais comunidades no entorno do porto.

Na comunidade de Amparo vivem cerca de 150 famílias, mais de 500 pessoas. A pesca é a principal atividade econômica dessa população.

Quem mais precisa

Já o presidente da Associação de Moradores da Comunidade, Osmail Pereira, ressalta a necessidade de ações do tipo, principalmente voltadas a jovens e idosos que vivem no Amparo. “Muitos têm dificuldade de ir até Paranaguá quando precisam de algum serviço. Por isso, essa parceria com o Porto em Ação é muito gratificante para a gente. Queremos que assim permaneça, com parcerias em diversos projetos e ações. As comunidades de pescadores precisam”, afirma.

Ajuda coletiva

As ações de saúde foram oferecidas em parceria com a empresa Global Saúde, que levou para a comunidade serviços como testes de sangue e aferição de pressão. A Dental Uni orientou as crianças da escola local sobre higiene bucal e distribuiu kits com escova e creme dentais. O Sesc Paranaguá foi o responsável por levar jogos de tabuleiro – dama, xadrez e jogo da velha e o Senac ofereceu aos moradores da ilha corte de cabelo masculino e feminino. O serviço foi um dos mais concorridos.

Segurança

A Prefeitura de Paranaguá levou a Guarda Civil para falar de trânsito e segurança; e a secretaria de Assistência Social para disponibilizar serviços de registro civil. A novidade desta edição foi a participação do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), da Polícia Civil, que conscientizou e incentivou a população a denunciar abusos e violência contra crianças e adolescentes.

*Com informações da Portos do Paraná