Nova Ferroeste terá descida pela Serra do Mar ao porto de Paranaguá


Por MDC Publicado 24/06/2021 às 15h41 Atualizado 16/02/2024 às 06h02

Com Informações da Portos do Paraná

Na semana passada, a equipe do Ministério da Infraestrutura que esteve no porto de Paranaguá para conhecer parte da estrutura e analisar o impacto e as melhores soluções para a malha ferroviária da cidade, trouxe a informação do futuro elo da nova Ferroeste, entre a Serra do Mar e o porto Dom Pedro II, utilizando a BR-277.

O projeto prevê uma nova descida pela Serra do Mar, utilizando a área de escape da rodovia federal e, na chegada ao município, a Rumo Logística, que explora o uso da malha da ferroviária no Paraná, e a Nova Ferroeste vão compartilhar a linha férrea para acessar o porto de Paranaguá.

De acordo com a empresa pública, Portos do Paraná e Ministério do Transportes, a ideia é alinhar os dois traçados para otimizar a estrutura existente e minimizar o impacto gerado pelo aumento no volume de carga que virá do Mato Grosso do Sul e do Oeste do Paraná.

Nesta visita técnica estiverem presentes um grupo do governo estadual, liderado pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, junto de integrantes do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário, no caso o diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves; o coordenador do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Fagundes; o gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, João Arthur Mohr; e diretores da Portos do Paraná, liderados pelo diretor presidente, Luiz Fernando Garcia.

“O projeto da Nova Ferroeste é muito importante para melhoria de infraestrura ferroviária do Sul do País porque boa parte do escoamento de grãos do Centro-Sul do Brasil ainda é muito dependente do modal rodoviário”, disse o assessor especial do Ministério da Infraestrutura, Marcos Félix.

“Vamos tirar não só o apito, mas principalmente esse volume de carga do Centro de Curitiba, o que traz mais velocidade também para a chegada ao porto. Hoje não temos competitividade. São cinco dias de viagem”, afirmou Sandro Alex. “Esse é um investimento em infraestrutura que assegura o desenvolvimento do Estado”.

De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a capacidade para descarga férrea no porto é de 32 milhões de toneladas/ano, o que equivale a 1.785 vagões por dia.

“Hoje, um único vagão consegue transportar 45 toneladas de produtos, ou seja, cinco toneladas a mais do que um caminhão. Para se ter ideia de como essa capacidade tem impacto direto no tráfego nas rodovias e na cidade, é preciso considerar que, para carregar um navio, são necessários 1,5 mil vagões, enquanto a mesma quantidade de carga necessitaria 1,8 mil caminhões para o transporte”, disse.