Prefeitura de Paranaguá retrata a mudança dos animais abandonados em fotos de antes e depois


Por Gabriel Santos Publicado 04/02/2022 às 16h31 Atualizado 17/02/2024 às 01h12
animais resgatados SEMMA

As imagens do antes e depois de animais que foram resgatados das ruas impactaram as centenas de pessoas que seguem a secretaria municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Paranaguá nas redes sociais. As fotos compartilhadas são do cão Dentinho e do gato Chiquinho, representantes oficiais dos 60 pets disponíveis para adoção na SEMMA.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2013, cerca de 30 milhões de cães e gatos viviam abandonados nas ruas de todo o Brasil, expostos a contrair doenças ou se acidentar gravemente. E nessa situação foram encontrados Dentinho, que era sempre visto nas redondezas do bairro Beira Rio, e Chiquinho, que vivia nas ruas da Vila Paranaguá.

A coordenadora da SEMMA, Thábata Nicetto, destaca que qualquer pessoa pode solicitar o resgate de um animal desabrigado. “O número para a população fazer os pedidos é o (41) 3420-6141”, diz.

Ela esclarece que a secretaria de Meio Ambiente só abriga animais em situação de rua. “Muitos tutores vêm nos contatar sobre a possibilidade de deixar seus bichinhos com a gente, mas a SEMMA só abriga os animais em situação de vulnerabilidade”, comenta.

Ao acolher os animais, eles passam por atendimento médico, aplicação de vacinas, são castrados e recebem tratamento de saúde. Somente após receberem todos os devidos cuidados é que ficam aptos para o processo de adoção, podendo receber um lar e muito amor e carinho de sua nova família.

Período do abandono

De acordo com Thábata, os primeiros meses do ano sempre são movimentados na secretaria de Meio Ambiente, já que as demandas para socorrer os bichos aumenta, especialmente por conta das férias e viagens. “As maiores vítimas de degradação têm sido os filhotes de gatos. Uma das formas de lidar com o problema é a castração, que evita a superpopulação. Para isso, a prefeitura já possui um programa que oferece o serviço aos moradores de baixa renda”, informa.

Para participar do programa de castração, o morador precisa ir até a SEMMA e comprovar que vive com menos de 3 salários mínimos, além de ser cadastrado no CRAS. Também é obrigatório apresentar uma ficha, disponível na página da secretaria, no site da prefeitura.

Processo adotivo

Os tutores interessados em adotar um dos animais disponíveis precisam ir até as dependências da SEMMA, localizada no Aeroparque, das 8h às 17h, com o RG, CPF e comprovante de endereço. A direção recomenda levar guias ou caixas de transporte para quando for a hora de levá-los embora.