Começa nesta terça-feira o período de defeso do camarão no Litoral


Por Gabriel Santos Publicado 01/03/2022 às 18h17 Atualizado 17/02/2024 às 02h46

Começou nesta terça-feira (1°) o período de defeso do camarão Sete Barbas, Rosa e Rio Branco no Litoral. Segundo a Portaria nº 89/2008, da Instrução Normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a medida termina em 31 de maio, mas os pescadores ainda podem pegá-los até dois dias após a suspensão da captura.

A fase em que fica proibido a pesca e comercialização do fruto do mar condiz com as diretrizes do IBAMA de preservar as espécies, criada no Código de Pesca em 1967.

De acordo com o órgão ambiental, o cuidado é tomado para assegurar a reprodução dos animais marinhos, com isso, é respeitado o ciclo do seu crescimento, o que contribui no combate contra a extinção da espécie. As datas do defeso seguem durante o ano inteiro, por exemplo, a venda do Caranguejo-uçá fica proibida a partir do dia 15 de março e será liberada no dia 1° de dezembro no Paraná. 

Como forma de contribuir com a renda dos pescadores artesanais parados durante a Instrução Normativa, eles recebem o Seguro Defeso, um benefício no valor de um salário-mínimo até que possam retornar com suas atividades. Quem for flagrado infringindo o ato administrativo será multado.