Novo decreto permite eventos com 60% do público em Paranaguá; ACIAP comemora


Por Marinna Prota Publicado 16/09/2021 às 09h46 Atualizado 16/02/2024 às 13h32

A prefeitura de Paranaguá divulgou no fim da quarta-feira (15) um novo decreto com a flexibilização das medidas restritivas impostas para prevenir a Covid-19. Entre as alterações está a permissão de eventos com até 60% da capacidade dos locais, no entanto, será necessário o cumprimento de uma série de pré-requisitos e atuações para que a permissão seja concedida.

O decreto 2.876 estabelece que eventos em espaços abertos estão autorizados a receber 60% do público máximo do local, desde que “exclusivamente sentado ou delimitado e que este número não exceda o limite de mil pessoas”. Em caso de espaços fechados, a prefeitura prevê a liberação de 50% da capacidade máxima do salão, também com limitação de 1.000 pessoas e com a exigência de que em local fechado haja sistema de climatização com renovação do ar e Plano de Manutenção, Operação e Controle atualizados.

O uso de máscara continua sendo obrigatório e a realização de testes de detecção de Covid-19 é obrigatória para a participação nestes eventos. Os resultados precisam ter o máximo 48 horas de diferença para o dia do evento. Por força do decreto estadual, publicado nesta semana, foi revogado também o toque de recolher e a proibição de consumo de álcool nas ruas foi derrubada.

O setor, que foi um dos mais impactados pela pandemia, comemora as novas medidas. “Nós, do setor de eventos, ficamos otimistas com a evolução dos decretos, uma vez que há um avanço nas vacinações e diminuições nos números de contaminações”, disse Priscila Nakamura, secretária da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP), produtora e cerimonial de eventos

Restrições

De acordo com o novo decreto, continuam as restrições quanto a pista de dança, distanciamento social e o uso de máscara. Desta forma, eventos dançantes, como bailes e baladas continuam restritos até que um novo decreto seja expedido.

“Já é possível realizarmos eventos para até mil pessoas, trazendo um horizonte positivo aos prestadores de serviço da área de eventos. As festas sociais num geral, sejam casamentos ou aniversários, são festas familiares aonde os convidados são minuciosamente selecionados, e, ainda, se preservam muito, a ponto de ir a um evento tendo ciência do seu estado de saúde, uma vez que estará interagindo apenas com familiares e amigos próximos”, explicou Nakamura.

Retomada

Apesar de ainda existirem exceções, os produtores de eventos comemoram o retorno gradual do setor, que foi o primeiro a ser vetado e está sendo o último a ser retomado. Ainda conforme o decreto municipal, a realização de shows internacionais e de grandes artistas nacionais, como os que aconteciam na praça 29 de julho em Paranaguá permanecem proibidos, já que podem causar aglomerações inesperadas.

“Nós, do setor de eventos, fomos os mais prejudicados durante a pandemia, o primeiro setor a parar e o último setor a retornar as atividades. Este decreto veio trazer uma luz de esperança não apenas ao nosso ramo de atividade, mas também um otimismo de que dias melhores estão chegando”, concluiu a representante da ACIAP.