OGMO Paranaguá discute “A valorização da mulher na sociedade e na política” em programação da Semana da Mulher


Por Luiza Rampelotti Publicado 10/03/2022 às 13h21 Atualizado 17/02/2024 às 03h29

Durante esta semana inteira, quando foi comemorado o Dia Internacional da Mulher (08), o Órgão de Gestão de Mão de Obra do Porto Organizado (OGMO) de Paranaguá tem promovido palestras sobre temas relacionados às mulheres e a presença feminina no setor portuário. Na manhã desta quinta-feira (10), foi a vez da vereadora Vandecy Dutra (PP) bater um papo com as colaboradoras.

Antes de iniciarem a conversa sobre “A valorização da mulher na sociedade e na política”, as mulheres participaram de um café da manhã oferecido pelo OGMO. Durante sua fala, Vandecy destacou a importância do combate à violência contra a mulher e da luta pelos direitos femininos, além de comentar sobre suas próprias experiências.

O ambiente de interação foi propício para a discussão e troca de relatos entre as próprias colaboradoras, que puderam se fortalecer e conhecer um pouco mais umas das outras. “Refletir sobre os direitos das mulheres sempre choca a todos, pois, por meio da reflexão e troca de experiências, percebemos o quanto ainda precisamos avançar. Vivemos em uma sociedade e, também, cidade machista, com dados alarmantes de violência física e sexual contra mulheres e meninas, falar sobre isso é o primeiro passo para tirarmos do papel projetos que visam combater essa realidade”, diz a vereadora.

Além disso, Vandecy desabafou sobre a vida da mulher na política, especialmente em um município como Paranaguá, onde existem somente duas vereadoras na Câmara e 17 homens. “É um trabalho diário de educação com o intuito de quebrar o machismo que já é inerente à sociedade como um todo. Às vezes, rebater com ironia é a única solução, mas, certamente, todos os dias os homens da Câmara aprendem algo novo a respeito da busca pela equidade de gênero e, também, nós, mulheres, que sempre desejamos melhorar e não reproduzir o machismo e violência a qual somos vítimas”, comenta.

A vereadora Vandecy Dutra contou sobre sua trajetória na política

Vandecy na política


Vandecy Dutra foi secretária municipal de Educação, escolhida por meio de um processo seletivo no qual apresentou a melhor política de educação para a cidade. Se afastou do cargo para concorrer às eleições legislativas em 2020, porém, não foi eleita, mas ficou entre as mulheres mais votadas e foi a primeira suplente do PP. Ela assumiu a vaga do vereador Nilo Ribeiro Monteiro, que se licenciou para tratar da Covid-19, mas faleceu dias depois, em maio de 2021.

A partir daí, precisou ingressar na Câmara e tem a missão de legislar até o fim do mandato, em 2024. Suas principais bandeiras são educação e direitos das mulheres. “Uma cidade melhor para as mulheres, é uma cidade melhor para as crianças, idosos, para todos, pois nós temos a sensibilidade no olhar que nos permite tratar todas as questões com firmeza e amor”, afirma.

A diretora executiva do OGMO, Shana Carolina Bertol, fala sobre a iniciativa da Semana da Mulher. “Pensamos com muito carinho e nosso propósito sempre foi muito maior do que só falarmos um pouco sobre mulheres e passar. Nossa intenção é transformar a vida das nossas colaboradoras, queremos que aquelas que entraram na segunda-feira, saiam renovadas na sexta-feira”, destaca.

Semana da Mulher encerra amanhã (11)


Shana avalia que cada palestrante convidada tem protagonismo na cidade, seja no setor portuário ou na própria sociedade. Ela conta que com as reflexões geradas pelos bate papos, foi possível observar que cada mulher se identifica com as histórias compartilhadas.

Acredito que só assim nós conseguimos cumprir nosso papel nessa lacuna da disparidade de gênero. Só compartilhando a história uma das outras, se identificando, refletindo sobre os temas importantíssimo discutidos aqui, é que vamos gerar transformação”, conclui a diretora executiva.

O último bate papo acontece na sexta-feira (11) pela manhã, quando a advogada Silvana Alves, que é especialista em direito portuário, fala sobre o protagonismo feminino e os desafios da mulher no trabalho portuário.

Para Vandecy, poder falar com as mulheres da OGMO foi uma experiência muito importante e que gera avanço na busca pela equidade de gênero. “Quando o OGMO, o órgão que é dirigido por uma mulher, mas faz parte de um ambiente predominantemente masculino, pensa uma semana inteira sobre reflexões a respeito da violência, do papel da mulher na sociedade e na política, fico muito feliz porque é quando a sociedade começa a dar sinais de mudança”, finaliza a vereadora.

A diretora executiva do OGMO, Shana Bertol, e a vereadora Vandecy