Paranaguá dá início à Semana de Conscientização do Autismo com programação diária


Por Luiza Rampelotti Publicado 28/03/2022 às 16h41 Atualizado 17/02/2024 às 04h58

Em 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, por isso, o mês inteiro é voltado para a conscientização sobre o transtorno do espectro autista com a campanha Abril Azul. Para iniciar as atividades, a prefeitura de Paranaguá deu início à Semana de Conscientização do Autismo nesta segunda-feira (28), com a iluminação de prédios públicos como a prefeitura e a secretaria municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), além da ponte da Ilha dos Valadares, em azul – cor que caracteriza o transtorno.

De acordo com a secretária de Educação Tenile Xavier, as ações ocorrerão durante toda a semana, culminando com uma grande carreata no sábado, dia 2. “Na terça-feira (29), as crianças que fazem atendimento no Centro de Autismo participarão de um circuito sensorial; na quarta-feira (30), faremos alguns adesivaços e panfletagem nos sinaleiros do centro da cidade, para conscientização da população a respeito do autismo, especialmente mostrando a importância de inserir as pessoas com o transtorno em todos os espaços”, comenta.

Continuando com a programação, na quinta-feira (31), a Semedi promoverá um workshop aberto ao público em geral e, especialmente, para familiares de pessoas diagnosticadas com autismo, com o tema “Quando você ajuda, as peças se encaixam”, no Teatro Municipal Rachel Costa, das 08h às 16h. Para palestrar, foram convidadas a terapeuta ocupacional especialista em autismo Andressa Marchi, a nutricionista Camile Consentino e a assistente social Joice Figueiredo, além da participação especial do cão terapeuta Naruto.

Workshop com assuntos de extrema importância

A Andressa vai falar sobre as experiências da terapia e terapia assistida que já foi realizada no Centro de Autismo com o Naruto e a importância do afeto para melhorar o engajamento das crianças com autismo; a Camile sobre as características e especificidades da alimentação da criança autista e a Joice sobre os direitos dos autistas, quais são os meios que as famílias devem seguir e onde elas podem procurar ajuda e orientações garantidas pelo Poder Público”, explica Tenile Xavier.

Para a especialista em autismo Andressa Marchi, os assuntos levantados no workshop serão de extrema importância e, por isso, ela avalia que qualquer pessoa que puder deveria participar. “Todos deveriam conhecer mais sobre autismo, já que a prevalência de casos só vem aumentando. Os últimos dados falam de 1 caso a cada 44 crianças, então quanto mais informação a população no geral tiver, mais rápido serão identificados os casos e, assim, a intervenção precoce que só favorecerá o desenvolvimento dos pequenos”, diz a terapeuta ocupacional.

Ela destaca que o acesso à informação auxilia na diminuição do preconceito e na abertura de espaço de fala para as famílias e para os autistas. “Desta forma, a garantia de direitos e espaços de participação social é conquistada”, ressalta.

Além disso, Andressa explica que o autismo é uma forma diferente de ver e sentir o mundo – mas não em um mundo diferente. “Por isso, quanto mais ações pudermos fazer para favorecer o desenvolvimento das habilidades dos autistas desde a primeira infância, mais auxiliaremos no crescimento de pessoas independentes e autônomas, com oportunidades de uma vida feliz e com qualidade”, conclui.

Para finalizar, carreata no sábado (02)

Na sexta-feira (01), acontecerá uma feira de exposição com os trabalhos realizados durante os dias anteriores nas escolas da rede municipal, que também receberão a presença do cão Naruto. E, para finalizar a Semana de Conscientização do Autismo, no sábado (02) será realizada uma carreata pelas ruas da cidade, contando com a presença de autistas, familiares e população em geral. O ponto de partida será no Aeroparque, às 10h.