Portos do Paraná promove capacitação e agiliza processos em áreas portuárias
Por Marinna Protasiewytch com informações da AEN
O Paraná foi o primeiro Estado do Brasil a conquistar a descentralização da gestão de áreas. A Portos do Paraná tem em seu escopo processos de arrendamentos de áreas portuárias, que exigem conhecimento de georeferenciamento, para determinar a exata posição geográfica de um imóvel. Em Paranaguá, a empresa promove treinamentos de funcionários para ter mais eficiência e agilidade.
“O objetivo é ter uma equipe altamente qualificada, com conhecimentos em diferentes aspectos da atividade”, explica o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
O aprendizado deverá ser aplicado no levantamento de dados de todos os imóveis da empresa pública e vai balizar as futuras concessões, dando mais agilidade e precisão nas áreas oferecidas para exploração pela iniciativa privada.
O gerente de Arrendamentos da empresa pública paranaense, Rossano Reolon, destaca que a coordenação da poligonal dos portos exige conhecimento específico sobre as áreas. “Isso permite um traçado mais preciso, além de um planejamento bem elaborado. Outro ponto é evitar descompassos eventuais sobre valoração de áreas, por exemplo”, diz.