Com propostas que viraram leis e já trazem frutos para o Litoral, presidente estadual do MDB fala com o JB Litoral


Por Flávia Barros Publicado 14/08/2023 às 13h24 Atualizado 18/02/2024 às 20h06

Título de Capital Estadual da Pupunha para Guaraqueçaba; de Capital Estadual da Cambira para Pontal do Paraná e; da Bala de Banana para Antonina, além da inserção do Festival de Gastronomia Caiçara no calendário oficial de eventos do Paraná. Essas são algumas das leis sancionadas recentemente que dão visibilidade e trazem benefícios ao Litoral, cujos projetos são de autoria do deputado estadual Antônio Anibelli Neto (MDB). 

O parlamentar abriu as portas do seu gabinete, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba, onde conversou com o JB Litoral. A entrevista aconteceu na última quarta-feira (9).

Compromisso com o Litoral


Anibelli Neto estreitou relações com Pontal do Paraná e Guaraqueçaba e declara a condição de representar os dois municípios no Legislativo estadual. O deputado esteve em Pontal no começo do mês, onde participou da cerimônia de encerramento do Festival de Gastronomia Caiçara. O evento apresentou crescimento significativo nesta 3ª edição, saltando de 10 para 30 dias de realização e entrando para o calendário oficial de eventos do estado, graças a uma lei proposta pelo deputado emedebista. 

Temos que valorizar o que é forte na economia e cultura de cada cidade. Guaraqueçaba, por exemplo, tem cerca de mil agricultores familiares que produzem pupunha em suas pequenas propriedades, o que torna esse cultivo algo de extrema importância para o município“, diz Anibelli.

Então, além de tornar a cidade a capital estadual da pupunha, sugeri que seja realizado o Festival da Pupunha de Guaraqueçaba, o que deve acontecer no mês de dezembro“, revela.

Anibelli destacou bom relacionamento com Pontal do Paraná e Guaraqueçaba. Foto: Assessoria de Imprensa Anibelli Neto


Turismo


As leis propostas pelo parlamentar impactam diretamente no fortalecimento do turismo na região, principalmente fora da temporada. Atualmente, o deputado é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Mas o Turismo também foi uma das áreas em que Anibelli Neto sempre atuou.

No meu primeiro mandato assumi como presidente da Comissão de Turismo e nunca mais deixei de fazer parte, hoje também atuo como vice-presidente da comissão e entendo que é uma área leve, boa de se trabalhar e que traz muitas coisas positivas. No caso do Litoral, um gol de placa, e que também participei de reuniões, é a entrada do Porto de Paranaguá na rota dos cruzeiros e no que isso vai impactar em toda a região”, explica.

Fortalecimento do partido


Aos 49 anos e exercendo o quarto mandato como deputado estadual, Anibelli Neto é médico veterinário e advogado, tendo atuado em movimentos estudantis na época de universitário, começando o seu engajamento político ainda na juventude do MDB. Ele fala com orgulho sobre como herdou legado político do seu avô, Antônio Anibelli, um dos fundadores do MDB (falecido em 1997, exerceu diversos mandatos nos poderes Executivo e Legislativo, tendo sido prefeito, governador, deputado estadual e federal), e do seu pai, Antônio Martins Anibelli, também ex-deputado federal (dois mandatos) e estadual (por sete vezes), conhecido como Anibelão, também ex-presidente da Alep.

Deputado começou na política ainda na época em que cursava Direito, na juventude do MDB. Foto: Arquivo pessoal

Meu pai esteve nessa cadeira, que hoje ocupo, até 2010. Foi quando ele me chamou e disse que se eu gostava disso, precisava me preparar, o que incluía estar junto dos meus amigos. Mas a diferença entre mim e meu pai, é que além de saber da importância de ter aliados políticos, meu foco é direcionado ao fortalecimento do partido. Meu sonho sempre foi ser presidente do MDB e eu consegui. É o partido que está no meu sangue e no meu coração“, conta Anibelli, ao JB Litoral.


Eleito e reeleito


Eleito presidente do MDB no Paraná em 2021, com 76% dos votos, quando derrotou o ex-senador Roberto Requião, Anibelli Neto foi reeleito, no mês passado, quando a chapa única obteve 139 votos favoráveis e apenas 1 contrário. O partido apoia o governo Ratinho Junior (PSD), onde tem o secretário Rogério Carboni, da secretaria de Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), indicado pela sigla, e no governo federal, com destaque para o bom relacionamento com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. “Ela representa a nova cara do MDB, que desde 1986 perdia cadeiras no legislativo e voltou a subir com a representatividade da Simone Tebet no Congresso. Ela esteve aqui no mês passado, para fazer as consultas na construção do plano plurianual e um dos projetos apresentados foi o Estrela do Mar, de Guaraqueçaba”, relata Anibelli.

Reeleito presidente estadual do MDB, o parlamentar está no quarto mandato como deputado estadual. Foto: Alep


Momento positivo


O deputado, que faz questão de também enaltecer sua paixão pelo Coritiba Foot Ball Club, termina a conversa enfatizando o gosto pelo que faz. “Estamos muito felizes de poder viver esse momento do Paraná, que está em paz e crescendo nessa fase pós pandemia. E na política, como em tudo, você tem que ter paixão pelo que faz. Eu estou em um momento muito produtivo e de também ajudar no crescimento dessa nova geração e do partido”, finaliza.