Ratinho Junior (PSD) é reeleito governador do Paraná no 1º turno, com 80% das urnas apuradas


Por Luiza Rampelotti Publicado 02/10/2022 às 20h04 Atualizado 17/02/2024 às 18h30

Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), foi reeleito governador do Paraná no primeiro turno deste domingo (2). A confirmação foi dada às 19h30, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 80,02% das urnas apuradas e a eleição matematicamente definida, já que ele havia obtido 3.319.139 votos (69,75% dos votos válidos), contra 1.235.093 votos (25,96%) recebidos por Requião (PT). O vice continua sendo Darci Piana (PSD).

Aos 41 anos, o governador reeleito foi deputado federal pelo Paraná por duas legislaturas. Ele também foi o segundo candidato mais jovem a ser eleito para o Governo do Paraná.

Sobre Ratinho Júnior

Nascido em 19 de abril de 1981, em Jandaia do Sul, no norte do estado, Ratinho Junior é filho de Carlos Roberto Massa e Solange Martinez Massa. Ele tem 41 anos e é casado com Luciana Saito Massa, com quem tem três filhos: Alana, Yasmin e Carlos Roberto Massa Neto.

Formado em marketing e propaganda, possui pós-graduação em direito de estado e especialização em administração tributária e reforma fiscal e sociedade. Como empresário, já trabalhou em emissoras de rádio e de TV.

Em 2002, aos 21 anos, foi eleito deputado estadual, cargo que voltou a ocupar após as eleições de 2014, quando teve mais de 300 mil votos.

Ratinho também foi candidato à Prefeitura de Curitiba, em 2012, sendo derrotado por Gustavo Fruet (PDT).

Foi deputado federal por duas legislaturas, de 2007 a 2011, pelo PPS, e de 2011 a 2015, pelo PSC. No segundo mandato, se licenciou para assumir o cargo de secretário do Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná. Ratinho também já foi presidente do Paraná Cidade.

Plano de Governo

Em seu plano de governo de 114 páginas, constam as ações que Ratinho Junior deve adotar em seu segundo mandato. No entanto, pelo menos 50 páginas do arquivo são reservadas para medidas que ele executou no primeiro mandato, de 2019 a 2022.

No espaço reservado para as propostas, Ratinho dividiu o plano em cinco eixos: Eficácia administrativa; Infraestrutura e mobilidade; Direitos básicos e bem-estar; Desenvolvimento econômico e sustentável; Inclusão social; direitos humanos e cidadania.

Uma das primeiras propostas se refere à administração pública e diz respeito a lançar novos concursos públicos para “reposição das funções de estado”, sem citar quais quadros seriam atendidos.

O plano também cita a implantação de concessão instantânea de benefícios às pessoas com deficiência. Outro ponto destacado é a criação de um centro integrado de busca e processamento de dados de pessoas desaparecidas.

As propostas na administração pública também trazem pontos específicos voltados à segurança, como a implantação da Escola Superior de Bombeiros, e a criação de uma nova estrutura da corporação para “execução programática idêntica às demais forças de segurança pública“, entre outros.

*Com informações do G1 Paraná