Parnanguara assume cadeira na Câmara dos Deputados, após cassação de Dallagnol
A imprensa nacional já especulava que o pastor Itamar Paim (PL), natural de Paranaguá, assumiria a vaga deixada por Deltan Dallagnol (Podemos) na Câmara dos Deputados, após a cassação do mandato do ex-procurador, ocorrida na noite de terça-feira (16). Mas a confirmação só veio às 16h54 desta quarta-feira (17), quando o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) divulgou que o parlamentar parnanguara assume o cargo de deputado federal, com a finalização da recontagem de votos proporcionais, nesta tarde, realizada pelo Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT).
“Com a retotalização, Itamar Paim (PL) assume o cargo de deputado federal no lugar de Deltan Dallagnol (Podemos-PR), que teve o registro de candidatura indeferido por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os ministros decidiram que os votos concedidos a ele seriam computados em favor da legenda pela qual concorreu”, afirma o TRE-PR.
Por que a vaga ficou com o PL e não com o Podemos?
Segundo o órgão, a retotalização ocorre mediante a uma interligação entre sistemas. Assim, o Sistema de Candidaturas recebe informação da decisão e lança automaticamente para reprocessamento no SISTOT. A votação nominal dos candidatos do Podemos-PR, exceto por Deltan Dallagnol, não atingiu o disposto no artigo 108 do Código Eleitoral. A norma diz que a votação nominal tem que ser igual ou superior a 10% do quociente eleitoral.
“Ainda que o Podemos-PR tenha conseguido, por conta da legenda, atingir esse quociente, a votação nominal tem que ser preenchida com relação a esses 10% do quociente eleitoral”, explica o TRE.
Deltan Dallagnol foi o primeiro colocado do partido, mas teve a candidatura indeferida. Ele obteve 344.917 votos, no entanto, o imediatamente posterior, Luiz Carlos Hauly, teve apenas 11.925 votos. Ou seja, não conseguiu atingir o percentual de 10% em relação ao quociente eleitoral, que na Eleição 2022 foi de 201.288 votos. Em decorrência dos dispositivos legais foi considerado eleito, portanto, Itamar Paim, que somou 47.052 votos.
Perfil
Casado e pai de dois filhos, Itamar Paim Pruch, 46 anos, nasceu em Paranaguá, mas saiu da cidade ainda bebê, aos 10 meses de vida. Desde então, ele vive em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde, atualmente, atua como pastor na 59ª Igreja do Evangelho Quadrangular. Essa será a primeira experiência de Paim na política, ele que foi o 9º candidato a deputado federal mais votado em Paranaguá, onde recebeu 1610 votos.
“Situação Inesperada”
Passadas cerca de seis horas desde a confirmação do TRE-PR, o pastor Itamar Paim se pronunciou por meio de um comunicado publicado em suas redes sociais. Nele, o agora deputado federal pelo PL-PR, lamentou a forma como tudo ocorreu, mas se comprometeu a exercer o mandato com responsabilidade.
“Manifesto, primeiramente, a minha solidariedade ao Dallagnol e lamento pela forma como tudo ocorreu. Não esperava assumir a função parlamentar desta maneira. Trata-se de uma situação inesperada, mas como 1º suplente do Partido Liberal (PL), diante dessa realidade, estou à disposição para exercer essa honrosa função parlamentar e assim representar, com todo o empenho e dedicação, a família paranaense, como deputado federal”, disse.
“Os cidadãos paranaenses podem ter certeza que iriei exercer o mandato com muita firmeza, responsabilidade e compromisso, focado em contribuir para melhorar a vida das pessoas”, finalizou o comunicado.