Colaboradores da Portos do Paraná passam por capacitação que vai possibilitar modelo descentralizado a ser utilizado por todas as diretorias


Por Flávia Barros Publicado 05/07/2023 às 19h34 Atualizado 18/02/2024 às 15h58

Quando algo dá certo em casa, as famílias tratam de preservar e passar o “modelo” que funciona bem para as gerações seguintes. É assim no ambiente pessoal, mas também empresarial, em que a meta é aprender com as experiências e seguir os caminhos para que os projetos sejam executados com eficiência e, assim, as metas alcançadas e superadas. É nesse sentido que a Portos do Paraná iniciou mais uma etapa para a implementação do Escritório de Projetos (Project Management Office, PMO, na sigla em inglês). Na terça-feira (4), uma capacitação reuniu colaboradores que estarão à frente da nova estrutura. A ideia é que o PMO organize e armazene todo o histórico de projetos realizados anteriormente e as “lições” aprendidas com cada um. Dessa forma, as boas práticas serão aquelas que levaram projetos anteriores ao sucesso e que devem ser repetidas.

Modelo descentralizado

Segundo a Portos do Paraná, a iniciativa faz parte da estruturação, padronização e sistematização para projetos futuros desenvolvidas pelos portos paranaenses – e é parte da adoção de novas ferramentas de gestão, desde 2019. O objetivo é desenvolver um modelo metodológico descentralizado para ser utilizado em cada uma das sete diretorias da empresa pública, conforme a realidade das áreas.

Os portos do Paraná têm realizado investimentos para que possamos avançar, cada vez mais, com a profissionalização da gestão e projetos de capacitação para que a companhia seja referência em gestão portuária”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Capacitação

O curso é dividido em sete fases, com duração de seis meses. A primeira, realizada nessa terça, foi para sensibilizar os colaboradores e apresentar a estrutura, aparatos tecnológicos e de gestão que vão servir de base para padronizar os projetos futuros.

Cada diretoria terá dois colaboradores atuando no Escritório de Projetos. Eles serão responsáveis por liderar a equipe da sua área e atuar diretamente na implantação do processo, a partir de 2024.

Transição

A empresa pública prevê que a nova metodologia para gerenciamento de projetos seja utilizada já no próximo ano. Os projetos estruturantes, que atualmente são acompanhados pela dinâmica já existente, serão adaptados e padronizados de acordo com o PMO.

Os principais ganhos para a empresa são transparência, redução de custos, agilidade, credibilidade e mais otimização”, destaca Honorato Chudson, gerente de Planejamento Estratégico. “O nível de qualificação dos nossos colaboradores ganha um salto com PMO, de forma inovadora e de qualidade na gestão”, finaliza.