Com canal mais profundo e recebendo navios maiores, porto de Paranaguá amplia capacidade de carga
Navios cargueiros maiores, saindo do porto com mais cargas. Esse é o resultado obtido com as últimas atualizações do calado, que é a profundidade máxima que as embarcações podem ficar submersas na água. Segundo publicou a Portos do Paraná nessa segunda-feira (14), os recentes ganhos operacionais têm permitido ao porto de Paranaguá receber grandes navios, com melhor aproveitamento da capacidade de carga nos diversos segmentos.
De acordo com a empresa pública, além de terem mais condições e segurança para navegar pelo canal e atracar nos berços paranaenses, as embarcações têm saído mais carregadas.
AMPLIAÇÃO EM 55% DOS BERÇOS
O resultado ocorre graças à ampliação do calado em 55,5% dos berços do porto em que, dos 18 de Paranaguá, dez ganharam mais profundidade em 2022. Os berços 205/206 (destinados à carga Geral) passaram de 10,90 para 12 metros. Já os berços 209 e 211 (destinados à descarga de granéis sólidos de importação), que tinham calado de 11,30 metros, agora têm 12,50.
Os três berços do Corredor Leste de Exportação, 212; 213 e 214 foram de 12,50 a 12,80 metros. E, mais recentemente, os berços dedicados às operações de contêineres, 216; 217 e 218, foram de 12,30 a até 13 metros de calado, seguindo sempre as normas de segurança determinadas pela autoridade portuária.
VANTAGENS EM NÚMEROS
A ampliação do calado tem impacto direto na capacidade de embarque e reduz os custos operacionais, garantindo maior competitividade dos portos paranaenses no mercado internacional. Em média, cada metro de calado operacional significa cerca de 7 mil toneladas a mais de grãos, ou 300 contêineres extras, por navio.
“Podemos atribuir os ganhos operacionais ao avanço da obra de derrocagem; ao alargamento do canal de acesso pela última obra de dragagem; às adequações do balizamento e sinalizações náuticas; e à criação de um novo grupo técnico para orientar essas operações. E a nossa expectativa é que tenhamos novos ganhos a partir da dragagem dos berços que está prevista para o 1° semestre de 2023 com o término da derrocagem”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
CALADO MAIOR TAMBÉM EM TUP
Além da ampliação do calado nos berços sob a responsabilidade da Portos do Paraná, a capacidade operacional também foi ampliada pela Cattalini Terminais Marítimos, que é um Terminal de Uso Privativo (TUP) no porto de Paranaguá. De acordo com a empresa privada, o calado foi ampliado em um dos dois berços próprios. O berço externo passou de 12,5 metros para 12,8 metros.
“O incremento tem impacto direto na capacidade de carga dos navios com ganho potencial de movimentação de aproximadamente 2.100 toneladas de granéis líquidos por navio”, declarou o diretor-presidente da Cattalini, José Paulo Fernandes.
REDUÇÃO DE FRETES
Ainda segundo a Cattalini, o aumento do calado agilizará as operações e reduzirá o custo do frete. “É fruto dos constantes investimentos em campanhas de dragagem e da maior capacidade operacional do terminal. Investimos sempre em segurança, tecnologia, infraestrutura e dragagem, atuando com respeito às pessoas e ao meio ambiente. O novo calado proporcionará, com segurança, a otimização do uso do berço e uma maior satisfação dos clientes”, falou o gerente comercial sênior da empresa, Lucas Guzen.