Com canal mais profundo e recebendo navios maiores, porto de Paranaguá amplia capacidade de carga


Por Flávia Barros Publicado 19/11/2022 às 12h20 Atualizado 17/02/2024 às 21h58

Navios cargueiros maiores, saindo do porto com mais cargas. Esse é o resultado obtido com as últimas atualizações do calado, que é a profundidade máxima que as embarcações podem ficar submersas na água. Segundo publicou a Portos do Paraná nessa segunda-feira (14), os recentes ganhos operacionais têm permitido ao porto de Paranaguá receber grandes navios, com melhor aproveitamento da capacidade de carga nos diversos segmentos.

De acordo com a empresa pública, além de terem mais condições e segurança para navegar pelo canal e atracar nos berços paranaenses, as embarcações têm saído mais carregadas.

AMPLIAÇÃO EM 55% DOS BERÇOS

O resultado ocorre graças à ampliação do calado em 55,5% dos berços do porto em que, dos 18 de Paranaguá, dez ganharam mais profundidade em 2022. Os berços 205/206 (destinados à carga Geral) passaram de 10,90 para 12 metros. Já os berços 209 e 211 (destinados à descarga de granéis sólidos de importação), que tinham calado de 11,30 metros, agora têm 12,50.

Os três berços do Corredor Leste de Exportação, 212; 213 e 214 foram de 12,50 a 12,80 metros. E, mais recentemente, os berços dedicados às operações de contêineres, 216; 217 e 218, foram de 12,30 a até 13 metros de calado, seguindo sempre as normas de segurança determinadas pela autoridade portuária.

VANTAGENS EM NÚMEROS

A ampliação do calado tem impacto direto na capacidade de embarque e reduz os custos operacionais, garantindo maior competitividade dos portos paranaenses no mercado internacional. Em média, cada metro de calado operacional significa cerca de 7 mil toneladas a mais de grãos, ou 300 contêineres extras, por navio.

Podemos atribuir os ganhos operacionais ao avanço da obra de derrocagem; ao alargamento do canal de acesso pela última obra de dragagem; às adequações do balizamento e sinalizações náuticas; e à criação de um novo grupo técnico para orientar essas operações. E a nossa expectativa é que tenhamos novos ganhos a partir da dragagem dos berços que está prevista para o 1° semestre de 2023 com o término da derrocagem”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Além da ampliação do calado que serve aos berços administrados pela Portos do Paraná, a Cattalini Terminais Marítimos também aumentou a profundidade do calado para atender ao berço externo da empresa privada. Foto: Cattalini Terminais Marítimos

CALADO MAIOR TAMBÉM EM TUP

Além da ampliação do calado nos berços sob a responsabilidade da Portos do Paraná, a capacidade operacional também foi ampliada pela Cattalini Terminais Marítimos, que é um Terminal de Uso Privativo (TUP) no porto de Paranaguá. De acordo com a empresa privada, o calado foi ampliado em um dos dois berços próprios. O berço externo passou de 12,5 metros para 12,8 metros.

O incremento tem impacto direto na capacidade de carga dos navios com ganho potencial de movimentação de aproximadamente 2.100 toneladas de granéis líquidos por navio”, declarou o diretor-presidente da Cattalini, José Paulo Fernandes.

REDUÇÃO DE FRETES

Ainda segundo a Cattalini, o aumento do calado agilizará as operações e reduzirá o custo do frete. “É fruto dos constantes investimentos em campanhas de dragagem e da maior capacidade operacional do terminal. Investimos sempre em segurança, tecnologia, infraestrutura e dragagem, atuando com respeito às pessoas e ao meio ambiente. O novo calado proporcionará, com segurança, a otimização do uso do berço e uma maior satisfação dos clientes”, falou o gerente comercial sênior da empresa, Lucas Guzen.