Com quase 100% dos TPA’s imunizados com a 1ª dose, OGMO faz campanha para completar ciclo vacinal


Por Redação Publicado 18/08/2021 às 19h53 Atualizado 16/02/2024 às 10h36

Uma das áreas que não parou um dia sequer após a chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil, foi a portuária. Os Trabalhadores Portuários Avulsos (TPA’s) foram priorizados pelo Governo Federal na Campanha Nacional de Imunização contra a Covid-19. O Órgão Gestor de Mão de Obra de (OGMO) de Paranaguá realizou a informação, conscientização e conduziu os trabalhadores até a Estação Ferroviária, onde cerca de 99,65% do contingente recebeu a primeira dose do imunizante, segundo a Secretaria de Saúde.

“Agora convocamos os TPA’s para tomarem o reforço da vacina sem deixar a prevenção de lado”. Foto: Feliepe Luiz Alves/JB Litoral

Como via de regra, para estabelecer o bem coletivo, todos aqueles que desejavam continuar fazendo parte das operações portuárias deveriam buscar a aplicação do imunizante contra a doença pandêmica. Segundo a Secretaria de Saúde de Paranaguá, 11.030 profissionais portuários foram imunizados com, pelo menos, a primeira dose. Para a diretora-executiva do OGMO, Shana Carolina Colaço Bertol, foi necessário priorizar o bem coletivo, tanto dos trabalhadores, quanto da operação, que faz parte da entrada e saída de insumos para todo o país.

“O Porto, como porta de entrada para esses insumos, pode ser também um canal de transmissão. Por isso, seguimos focados em campanhas de conscientização sobre a importância da imunização dos nossos trabalhadores, priorizando o coletivo em detrimento do individual”, ressaltou Shana.

O OGMO e a prefeitura estão empenhados em promover campanhas de imunização de todos os trabalhadores da faixa portuária”
 

O secretário municipal do Trabalho e Assuntos Sindicais, João Lozano destaca que o trabalho em conjunto com as autoridades também tem sido um dos fatores positivos para os resultados expressivos de cobertura vacinal. “O OGMO e a prefeitura municipal estão empenhados em promover campanhas de imunização de todos os trabalhadores da faixa portuária. E essa cobrança é crucial para que a gente consiga mitigar de fato os casos graves da doença, pois é uma preocupação constante para nós que os TPAs estejam seguros e trabalhem com tranquilidade”, afirma Lozano.

Resultados positivos

Vacinar o contingente total de trabalhadores é uma tarefa difícil. Mas o OGMO foi responsável por instigar seu contingente, que além de 99,65% dos Trabalhadores Portuários Avulsos imunizados com a primeira dose, atingiu 100% dos colaboradores também com a primeira aplicação da vacina. Já o número de imunizados com o ciclo completo atingiu 36,27% dos TPAs e 46% dos colaboradores, e respeita a janela de espera entre um imunizante e outro.

“Parabenizamos todos os trabalhadores portuários pelo comprometimento com a atividade portuária desde o início da pandemia, pois seguiram trabalhando em meio a tantas incertezas e inseguranças, e agora são um exemplo para o país quanto à consciência da imunização contra a COVID-19”, ressaltou a dirigente do OGMO.

Para quem está na ponta, estar em um ambiente mais seguro e preocupado com o bem coletivo faz a diferença. “A vacinação trouxe muita segurança para nós e, principalmente, tranquilidade para os nossos familiares”, diz Eliel Teodoro dos Santos, diretor do Sindicato dos Arrumadores.

Segunda dose

“Vacinação trouxe muita segurança para nós e, principalmente, tranquilidade para os nossos familiares”. Foto/divulgação

Para dar continuidade a campanha de vacinação, o órgão que auxilia os TPAs em seu trabalho e organização diária apoia a Campanha Nacional de Imunização, desta forma, o complemento do ciclo vacina se torna importante para garantir que a doença possa ser controlada neste canal de entrada para o país, que é a área portuária. O diretor do Sindicato dos Arrumadores de Paranaguá e Pontal do Paraná, Eliel Teodoro dos Santos, reforça que receber a vacina trouxe segurança para os avulsos e seus familiares.

“A vacinação trouxe muita segurança para nós e, principalmente, tranquilidade para os nossos familiares. Agradecemos ao Governo do Estado e à Prefeitura de Paranaguá, além dos demais órgãos envolvidos, por não medirem esforços para imunizar os trabalhadores do porto”, disse o tpa. 

Shana conta que “convocamos os TPA’s para tomarem o reforço da vacina sem deixar a prevenção de lado, seguindo com a nossas regras de ouro da obrigatoriedade do uso de máscara, utilização do álcool em gel 70%, fornecido pelo órgão, e o distanciamento”.