Garantido para 2024: projeto que ensina a importância da atividade portuária para alunos da rede municipal é renovado
O ano letivo na rede municipal de Paranaguá começou no dia 8 de fevereiro, mas os alunos que encerram o ciclo do ensino fundamental I (5º ano) em 2024 já aguardavam a notícia dada na última terça-feira (20) pelo prefeito Marcelo Roque (PSD): a renovação do convênio entre a Prefeitura e a Portos do Paraná para a execução do “Projeto Porto Escola – Educação para Sustentabilidade”.
“Uma iniciativa importante para os alunos da nossa rede de ensino. Os alunos do 5º ano realizarão visitas ao porto conhecendo a nossa história, o funcionamento do porto e sua importância econômica, social e ambiental”, disse o prefeito em suas redes sociais.
Já o diretor-empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, afirmou que as atividades do projeto são apreciadas por todos os envolvidos. “Nosso papel é unir a cidade e o porto. Precisamos ajudar no entorno em que estamos, e dar esta oportunidade para as crianças é importante. Não são apenas os alunos que gostam desse dia, nossos profissionais também têm muita satisfação em receber a todos”, finalizou.
O projeto
O Projeto Porto Escola – Educação para a Sustentabilidade é um convênio entre a Portos do Paraná e as Prefeituras de Paranaguá e Antonina. O objetivo é ensinar, de forma lúdica, a importância da atividade portuária para a economia local e nacional, além de falar sobre as características da baía de Paranaguá, o correto gerenciamento de resíduos sólidos e os procedimentos de segurança vigentes no local.
Os alunos são recebidos semanalmente nos portos de Paranaguá e Antonina. Nessas visitas, eles assistem a palestras e fazem uma visita ao cais. No final do ano letivo, a Portos organiza um concurso de desenhos e homenageia os 10 alunos vencedores com um passeio de barco pela baía.
Segundo a responsável pelo projeto, a bióloga e analista portuária da empresa pública, Jaqueline Dittrich, o concurso é uma forma de valorizar alunos, professores e escolas que se engajam na proposta. “O Porto Escola é considerado uma ação voluntária da Portos do Paraná, não é uma exigência do licenciamento ambiental, mas sim uma ação que o porto desenvolve e aplica na cidade para abrir espaço para as crianças conhecerem o porto, entrarem no cais e saberem como funciona a rotina da atividade portuária, a principal do município”, afirma.
As visitas são exclusivas para alunos de 5º Ano das redes municipais de Antonina e Paranaguá. O projeto atendeu todas as escolas municipais dos municípios, que são 56 no total. Desde o início, em 2015, mais de 12 mil alunos participaram do projeto.