Ministério da Infraestrutura premia Portos do Paraná por melhor gestão do Brasil


Por Marinna Prota Publicado 02/09/2021 às 12h05 Atualizado 16/02/2024 às 12h05

Na quarta-feira (1) o Ministério da Infraestrutura, através do evento “Portos + Brasil”, premiou as empresas de gestão portuária brasileiras. Pelo segundo ano consecutivo, a Portos do Paraná, que administra os terminais de Paranaguá e Antonina, recebeu o reconhecimento como melhor gestora portuária do país. O evento contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e com representantes da empresa, além de políticos envolvidos com este tipo de economia.

O secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Rodrigo Pacheco, ressaltou que “o Paraná tem feito um esforço muito grande na agenda da infraestrutura. É motivador ver um estado trabalhando em conjunto com o governo federal e colhendo os frutos dessa parceria”.

Vencedora em duas das oito categorias, a empresa pública Portos do Paraná lidera o ranking nacional nas práticas de mercado e em gestão. O Estado alcançou a maior nota no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), com 9,0 pontos. O indicador é considerado o mais importante para atestar a capacidade de gerência dos portos. São índices financeiros, contábeis, de transparência administrativa, regularidade tributária e trabalhista, além da manutenção dos acessos aquaviários.

Também foram premiados:

  • Porto de Santos (nota 8,5);
  • Complexo Suape, de Pernambuco (nota 8,0);
  • SCPar, que administra os portos de Imbituba e São Francisco do Sul, em Santa Catarina (nota 8,0).

“Os portos de Paranaguá e Antonina não poderiam estar de fora desse processo, pois são mecanismos importantes para o desenvolvimento econômico do Paraná e do Brasil. Maior corredor de exportação de grãos do mundo, o Porto de Paranaguá se consolida como um dos maiores do planeta. Nosso agradecimento a todos os trabalhadores, todo o time da Portos do Paraná, que fizeram com que os terminais paranaenses fossem reconhecidos como os mais eficientes do Brasil”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, ressaltou que o resultado é fruto de um planejamento estratégico da Portos do Paraná. A empresa pública paranaense foi a primeira do País a receber autonomia total na administração dos contratos de exploração dos portos organizados. A descentralização foi feita em agosto de 2019 e deu mais eficiência e celeridade aos processos envolvendo os terminais paranaenses.

“Esse é um reconhecimento ao trabalho de toda a equipe dos portos do Paraná. Os dois principais prêmios, de melhor gestão do Brasil e planejamento e gestão, foram dados a esses profissionais que trabalharam com dedicação no momento mais difícil, que foi o ano da pandemia. A eles fica a nossa gratidão em nome do povo paranaense”, agradeceu o secretário.