Nos portos do Paraná, todas as operadoras privadas têm licenciamento ambiental


Por Redação JB Litoral Publicado 09/06/2016 às 20h16 Atualizado 14/02/2024 às 13h43

Foto: APPA

Todas as 20 empresas privadas que arrendam terminais no Porto de Paranaguá e de Antonina possuem licenciamento ambiental e técnicos no seu quadro pessoal especializados em meio ambiente e segurança do trabalho. As informações foram apresentadas nesta quarta-feira (08), durante o 1º Workshop de Gestão Ambiental Portuária, realizado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), em comemoração ao mês do meio ambiente.

Os dados mostram que, além disso, mais de 50% das empresas possuem um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em pleno funcionamento. O SGA inclui licenciamento, cumprimento de exigências feitas por órgãos ambientais e resultados dos monitoramentos de programas de conservação e controle do meio ambiente. As demais empresas estão em processo de implementação do SGA.

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, conta que o workshop foi realizado para promover a troca de experiências e aprimorar os programas ambientais em cada uma das empresas que operam no Porto de Paranaguá.

PORTO SUSTENTÁVEL – O Porto de Paranaguá obteve sua Licença Ambiental de Operação no ano de 2013, após operar por um período de dez anos sem licenciamento. Com isso, cerca de 30 licenças ambientais foram emitidas para o Porto entre os anos de 2011 e 2015. Os licenciamentos mais importantes são a licença de operação do Porto de Paranaguá, licença de dragagem do canal da galheta e licença de remodelação do cais do porto de Paranaguá. 

“Criamos uma diretoria de meio ambiente e implementamos cerca de 30 programas voltados à conservação dos recursos naturais, melhorando a conservação da cidade, a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente no Litoral do Paraná”, ressaltou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

DESAFIOS – O objetivo do Workshop foi debater o Sistema de Gestão Ambiental dos arrendatários com base nas diretrizes da agenda ambiental e no Índice de Desempenho Ambiental da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Os representantes das empresas presentes puderam apresentar suas ações e projetos.

Entre os principais desafios propostos pela Appa para as empresas que operam nos Portos de Paranaguá e Antonina, estão o fortalecimento dos programas de monitoramento de resíduos e o controle de zoonoses.

O gerente de Segurança, Saúde, Proteção Ambiental e Qualidade da Cattalini, Fernando Pereira dos Santos, elogiou a iniciativa da Appa. 

“É uma oportunidade de sabermos como as empresas estão atuando e também para aprimorarmos as nossas ações”, disse Fernando.

A Cattalini é uma das empresas que possui um Sistema de Gestão Ambiental implementado. Além disso, a empresa conta com Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos baseado no termo de referência do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), possui gerenciamento de riscos ambientais, entre outros programas.

O técnico da empresa Centro Sul Serviços Marítimos, José Roberto Rey, apresentou, entre outras ações, programas voltados ao controle de sedimentos, limpeza manual e mecanizada. 

Já o engenheiro químico da Coamo, Alexandro Cruzes, falou sobre a estrutura da empresa, os avanços e desafios na área ambiental. O supervisor da Área de Segurança e Meio Ambiente da Cargill, Felipe Pontes, também detalhou os programas de controle ambiental do terminal em Paranaguá.

Os Workshops de Gestão Ambiental serão realizados periodicamente pela Appa. Participaram desta primeira edição representantes das empresas: AGTL-Armazéns Gerais, Bunge Alimentos, Cargill Agrícola, Cattalini Terminais Marítimos, Centro Sul Serviços Marítimos, Coamo Agroindustrial Cooperativa, Cotriguaçu Cooperativa Central, Fospar, Interalli Participações e Administrações, Luis Dreyfus Commodities do Brasil, Martini Meat, Pasa – Paraná Operações Portuárias, Transpetro, Rocha Terminais Portuários, Terminal de Contêineres de Paranaguá, Terminais Portuários da Ponta do Félix, Terminal de Veículos da Volkswagen de Paranaguá, Terminal Portuário de Paranaguá (Teapar) e União Vopak Armazéns Gerais.

Fonte: AEN – Foto: Appa