Pandemia não afetou a importação de fertilizantes, diz Copadubo


Por Flávia Barros Publicado 26/08/2021 às 20h30 Atualizado 16/02/2024 às 11h22

Com uma frota de 550 caminhões, entre trucks e carretas, 200 prestadores de serviços de frete e mais de 60 na área administrativa, a Copadubo, responsável pelo transporte de todas as cargas a granel que circulam entre os terminais, armazéns e empresas, do porto de Paranaguá, vive a expectativa do aumento significativo de cargas que passarão a chegar ao terminal portuário, no modal ferroviário, com a Nova Ferroeste.

De acordo com o Governo do Estado, no ano passado, o volume transportado por ferrovias no oeste do Paraná foi de 1,38 milhão de toneladas, 21,3% a mais, na comparação com 2019. Segundo a Copadubo, com a implementação do novo trajeto ferroviário, que vai ligar o Dourados (MS) ao Porto de Paranaguá, a expectativa é que, apenas no setor de fertilizantes, o volume de importações dobre.

Segundo informado ao JB Litoral, pela Copadubo, a tecnologia também tem colaborado para o crescimento da movimentação de cargas. A empresa afirma que, desde a concepção da transportadora, há o foco em investimentos diretos em tecnologia, agregando logística ao transporte. Todos caminhões da frota são rastreados e monitorados em tempo real, o que garante, de acordo com a Copadubo, segurança ao produto transportado.

PANDEMIA NÃO ATRAPALHOU
“o setor portuário efetivamente não parou, movimentando continuamente, a despeito do cenário pandêmico”

Conforme detalhou ao JB Litoral, o presidente do Conselho de Administração do Grupo Copadubo, Marcelo Paes, a pandemia trouxe, inicialmente, um cenário incerto. Contudo pudemos observar que o setor portuário efetivamente não parou, movimentando continuamente, a despeito do cenário pandêmico. Deliberamos por atender a todas as orientações das autoridades sanitárias, investindo com prioridade na profilaxia, com contratação de enfermagem para a construção de um plano de contingência, dado o grande potencial de dar desenvolvimento à pandemia, disse.

Também durante a pandemia, segundo Marcelo Paes, o auxílio da tecnologia é fundamental. Apostamos em aplicativos que incentivaram os motoristas a não mais comparecerem fisicamente ao seu ponto de chamadas, isso favoreceu o combate à contaminação pelo novo coronavírus, finalizou, garantindo que apesar de tudo, a produção nesse período foi crescente.

De janeiro a julho deste ano, a Copadubo movimentou cerca de 5,4 milhões de toneladas de carga, com expectativa de transportar 10 milhões de toneladas ao final de 2021.