PASA conclui projeto de expansão em Paranaguá; investimentos ultrapassam os R$ 250 milhões


Por Redação Publicado 18/08/2023 às 17h34 Atualizado 18/02/2024 às 20h46
A expansão possibilitará à empresa movimentar até 7 milhões de toneladas por ano

A empresa PASA – Paraná Operações Portuárias S/A, uma das principais atuantes no setor de logística portuária no Brasil, anuncia o término bem-sucedido de seu ambicioso projeto de expansão voltado para o armazenamento e embarque de graneis sólidos, em Paranaguá.

Inaugurada em 2002, a empresa tem passado por constante evolução nos últimos anos. Com a conclusão do projeto, o terminal conta, agora, com quatro armazéns com capacidade estática de 329 mil toneladas, interligados em duas linhas de embarque e dois carregadores de navios (shiploaders) para movimentação de 4 mil toneladas por hora, localizados dentro de área do porto de Paranaguá.

Desta forma, a empresa fortalece sua posição como um dos terminais portuários mais importantes do país.

FASE 1: Aumento da capacidade de embarque


A primeira etapa do projeto consistiu na construção de uma nova linha de embarque e na modernização do carregador de navios (shiploader) já existente. Foram instaladas correias transportadoras 57, 58 e 59, além de torres de interligação, que se acoplaram ao novo carregador de navios. Ademais, foram realizados ajustes e melhorias nas linhas de embarque já existentes, como a correia transportadora TC-11 e TC-11 A.

Com a conclusão dessa fase, a PASA passa a contar com dois shiploaders e duas linhas de embarque, saltando de uma capacidade total de 1,5 mil toneladas por hora para 4 mil toneladas de carga por hora. “Essa ampliação permitirá um processo de embarque de navios mais ágil e eficiente, contribuindo para a celeridade nas operações do porto de Paranaguá”, explica o diretor da PASA, Pérsio Souza de Assis.

O novo armazém portuário, batizado como PASA 4, tem capacidade estática para 90.944 mil toneladas de graneis sólidos. Foto: Divulgação


FASE 2: Novo armazém e aumento da capacidade estática


Na segunda etapa, a PASA finalizou a construção do 4º armazém portuário, batizado como PASA 4, com capacidade estática para 90.944 mil toneladas de graneis sólidos. Além disso, foram instalados mais dois elevadores de canecas, duas balanças de fluxo e correias transportadoras para alimentar as linhas de embarque, aumentando a quantidade de embarque de graneis sólidos para 2,5 mil toneladas por hora.

Com a conclusão dessa fase, o complexo PASA aumentou de 239 mil toneladas para expressivas 329 mil. “Essa expansão possibilitará à empresa movimentar até 7 milhões de toneladas por ano, o que impactará positivamente no atendimento das demandas de exportação do Brasil”, comenta o diretor.

Túnel do novo armazém PASA 4. Agora, a empresa possui quatro armazéns, com capacidade estática de 329 mil toneladas. Foto: Divulgação


Contribuição para o país e para porto de Paranaguá


Segundo Pérsio Souza de Assis, a conclusão bem-sucedida do projeto representa um marco significativo para a PASA e para o desenvolvimento do país, bem como de Paranaguá e região. “O aumento na capacidade de armazenamento e embarque de graneis sólidos permitirá um impulso nas exportações brasileiras, fomentando a economia e contribuindo para o crescimento do setor portuário”, esclarece.

Ele ainda destaca que com o aumento de operações e a necessidade de suporte para o funcionamento pleno do complexo, a empresa prevê a criação de novos empregos na região de Paranaguá, contribuindo para a geração de renda e o desenvolvimento da comunidade local.

A empresa reforça seu compromisso com o desenvolvimento do país e do porto de Paranaguá, bem como com a melhoria contínua de suas operações portuárias”, diz o diretor.

Investimentos


Os investimentos realizados ao longo das duas fases do projeto ultrapassaram a marca de R$ 250 milhões. “Isso demonstra o empenho da PASA em aprimorar suas operações e contribuir positivamente para o setor portuário brasileiro. A conclusão desse projeto é motivo de comemoração para a empresa e para toda a comunidade portuária de Paranaguá e região, que colherá os frutos dessa significativa expansão. Com o término do projeto, a PASA se posiciona como uma das principais empresas do setor de logística portuária do Brasil e está pronta para enfrentar novos desafios no cenário nacional e internacional, contribuindo para a eficiência e competitividade do país no mercado global”, conclui o diretor da empresa, Pérsio Souza de Assis.