PASA finaliza a Fase 1 de seu projeto de expansão


Por Assessoria de Imprensa Publicado 06/07/2023 às 19h44 Atualizado 18/02/2024 às 16h08
Novo shiploader da PASA. Foto: Divulgação

A PASA – Paraná Operações Portuárias S/A, uma das principais empresas do setor de logística portuária do Brasil, instalada em Paranaguá, anunciou o início do comissionamento da Fase 1 de seu ambicioso projeto de expansão. Nesta primeira etapa, a empresa finalizou a construção de uma nova linha de embarque juntamente com um novo e moderno carregador de navios (shiploader), capaz de movimentar até 2,5 mil toneladas de carga por hora.

O comissionamento, um processo essencial para garantir o funcionamento adequado dos novos equipamentos, está em andamento e envolve a aplicação integrada de diversas técnicas e conceitos de engenharia. Tal processo foi iniciado no dia 1º de junho, e permite que a empresa verifique, inspecione e teste minuciosamente todas as etapas do procedimento, a fim de garantir que tudo esteja de acordo com as especificações e expectativas estabelecidas.

Ao realizar essa fase de testes de forma rigorosa, a PASA buscou prevenir falhas e problemas futuros, proporcionando maior eficiência e segurança em suas operações portuárias. Desta forma, ela finaliza as obras da Fase 1 e os equipamentos estão prontos e operacionais.

Em paralelo, a Fase 2 do projeto está prestes a ser inaugurada e traz consigo a construção de um novo armazém graneleiro, o 4º da empresa, com capacidade para armazenar até 85 mil toneladas de açúcar, o que aumentará a capacidade estática do terminal para 319 mil toneladas.  

Nova linha de embarque interno. Foto: Divulgação

Na Fase 1, finalizada e já operacional, a empresa investiu aproximadamente R$ 110 milhões. Esses investimentos contribuirão para um aumento significativo na capacidade de embarque do terminal, que passará para 7 milhões de toneladas por ano. Com a conclusão da primeira etapa, a PASA conta agora com dois shiploaders e duas linhas de embarque, com capacidade total de 4 mil toneladas de carga por hora, o que proporcionará maior agilidade e rendimento no processo de embarque.

Agora, a PASA conta com duas linhas de embarque, com capacidade total de 4 mil toneladas por hora. Foto: Divulgação


Essa expansão tem como objetivo principal atender à crescente demanda do mercado agrícola brasileiro, fornecendo serviços mais eficientes e ampliando a capacidade do terminal para lidar com o aumento projetado no volume de cargas para os próximos anos. “Esses investimentos visam atender à crescente demanda do mercado, aumentando nossa capacidade e buscando acompanhar o crescimento previsto para os próximos anos”, afirma Osvaldo Inácio da Silva, Gerente Administrativo e Financeiro da PASA. “Estamos comprometidos em contribuir com o aumento da estrutura portuária em Paranaguá, em sintonia com o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão da Portos do Paraná, que tem buscado promover o desenvolvimento e a eficiência do Porto de Paranaguá”, acrescenta.

O diretor da PASA, Pérsio Souza de Assis, destaca, ainda, que o apoio da Autoridade Portuária foi fundamental, no sentido de prestar todo o suporte necessário para a condução e realização do projeto. “Gostaríamos de registrar nosso agradecimento ao diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, e toda a sua equipe, que sempre estiveram à disposição para nos atender, auxiliando na execução do projeto e nas interferências com as demais obras portuárias”, afirma.

Ele esclarece, ainda, que em decorrência a magnitude do projeto, interferências junto à comunidade local e no trânsito foram necessárias. No entanto, ressalta que as situações foram minimizadas em virtude do trabalho conjunto realizado entre a PASA e a Portos do Paraná.