Porto de Paranaguá é escolhido pela GM-Chevrolet para exportar veículos produzidos no Rio Grande do Sul


Por Flávia Barros Publicado 30/01/2023 às 05h14 Atualizado 18/02/2024 às 03h41

Somente neste mês de janeiro, 1.350 carros produzidos pela GM-Chevrolet, na montadora localizada em Gravataí (RS), foram confirmados para serem embarcados para exportação pelo Porto de Paranaguá. De acordo com informações divulgadas na última semana pela Portos do Paraná, em 2022 foram 2.372 veículos da marca exportados pelo porto paranaense, o que significa que o volume confirmado apenas neste mês de janeiro já representa 56,9% de todo o ano passado.

MOTIVOS


As vantagens operacionais do porto paranaense motivaram a mudança de rota. Segundo a principal operadora portuária dos veículos no Estado, a empresa Marcon Logística Portuária, Paranaguá tem atraído o mercado por oferecer condições diferenciadas na operação dos navios Ro-Ro (cargas rolantes).

Conseguimos fazer o embarque de grande quantidade, em pouco tempo, e com um índice muito baixo de avarias. Isso faz com que o Porto de Paranaguá seja mais atrativo, mesmo que o frete rodoviário fique mais caro nessa mudança de rota”, disse Patrick Ferreira Tavares, gerente da Marcon.

Ainda de acordo com que o gerente revelou em conversa com o JB Litoral, a GM já sinalizou que poderá embarcar até sete mil carros, até o final de 2023, pelo município. O gerente da Marcon também ressaltou que as vantagens de utilizar o porto parnanguara são notadas por outras montadoras. “Nós temos outras montadoras, com embarques menores aqui, que fazem por Santa Catarina, mas, em outros casos, a preferência é por Paranaguá, como as que embarcam veículos maiores, a exemplo da Marcopolo, da Mercedes-Benz que está fazendo um movimento enorme, inclusive bateu o recorde em 2022 na exportação de ônibus e caminhões por Paranaguá“, afirmou Patrick Ferreira.

MAIORIA PARA EXPORTAÇÃO


Segundo a Portos do Paraná, dos 82.065 carros que passaram pelo Porto de Paranaguá no ano passado, 57.359 foram sentido exportação. O embarque representa quase 70% do total movimentado pelo segmento. Os outros 30% são de desembarque, com 24.706 automóveis.

As montadoras que mais exportam por Paranaguá são Renault e, desde o ano passado, a GM. Já as que mais importam, com veículos desembarcando no Paraná, são Audi e Volkswagen. Em 2022, a Renault exportou 49.382 veículos e importou outros 587. A Audi recebeu 4.595 carros importados. Da Volkswagen, 19.524 importados e 5.876 exportados. E a GM, 2.372 exportados.

Os principais destinos dos carros exportados pelo Porto de Paranaguá foram México, Colômbia e Uruguai. As principais origens dos importados são Argentina, Hungria, México e Alemanha.

Além da novidade da GM, que trocou um porto no Rio Grande do Sul por Paranaguá, mesmo com o dobro da distância, o gerente da Marcon contou que mais uma montadora fez a opção.

Em 2022, com a Volkswagen, por exemplo, tivemos exportados por aqui modelos de veículos que antes eram embarcados em outros portos brasileiros”, revelou Patrick Ferreira.


NOVO TERMINAL


Os números em crescimento devem ficar ainda mais expressivos quando ficar pronto um novo terminal de veículos que está, atualmente, na fase civil de documentação. A expectativa é de que haja, ainda este ano, o início das operações. Com a expansão, o porto poderá receber 120 mil veículos a mais por ano. Além do aumento da capacidade, a ideia é reduzir pela metade, de doze para seis horas, o tempo de espera até o embarque dos carros.