Portos do Paraná tem nova diretoria executiva e volta a ter parnanguara no alto escalão


Por Flávia Barros Publicado 20/02/2023 às 19h32 Atualizado 18/02/2024 às 05h20

Novo mandato, novas metas e reorganização da “casa”. Como acontece em todo começo de mandato no Governo Estadual, ainda que o governador seja reeleito, como no caso do Paraná, as mudanças sempre ocorrem em todas as entidades ligadas ao Executivo. No que diz respeito a Portos do Paraná, empresa pública estadual que administra os portos de Paranaguá e Antonina, a nova diretoria executiva foi aprovada, por unanimidade, na última sexta-feira (17), pelo Conselho de Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina.
Segundo a Agência Estadual de Notícias, os nomes já haviam passado pelo crivo do Conselho de Controle das Empresas Estatais e do Comitê de Indicação e Avaliação do Governo do Estado.

OS QUE PERMANECEM E OS QUE CHEGAM

A empresa pública continuará sob a gestão de Luiz Fernando Garcia, que comandou os portos paranaenses nos últimos quatro anos. Também foram reconduzidos os diretores de Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Santana; do Jurídico, Marcus Vinícius Freitas dos Santos; de Engenharia e Manutenção, Victor Yugo Kengo; e Administrativo e Financeiro, Marcos Alfredo Bonoski.
O parnanguara André Luiz Pioli Bernaski, que ocupou o cargo de diretor empresarial entre 2019 e 2022, retorna à função, passados cerca de seis meses desde o seu afastamento por motivos pessoais. Pioli é jornalista, com MBA em Comunicação Social e master em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValênciaPort, na Espanha.
Em conversa com o JB Litoral, nesta segunda-feira (20), o parnanguara afirmou que a diretoria de desenvolvimento empresarial é sempre cheia de novos desafios.
Vamos auxiliar na montagem de novos empreendimentos em todo o porto, mas a missão para essa próxima gestão é aprofundar a relação entre o porto e a cidade. Iremos fazer muitas atividades conjuntas com a prefeitura. Também faremos atividades com entidades de ensinamentos de profissões para oferecer à população. O objetivo é qualificar as pessoas para os empregos das empresas portuárias“, disse André Pioli.
Já o engenheiro civil, Gabriel Perdonsini Vieira, assume a diretoria operacional no lugar de Luiz Teixeira, funcionário da Portos do Paraná desde 1976, que exerceu o cargo por oito anos, e permanece no quadro da empresa como engenheiro eletricista.
Viera é formado pela Universidade Federal do Paraná, com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Ele tem passagens pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá e pela América Latina Logística (antiga ALL).

IMPORTÂNCIA DA CONTINUDADE

Para o presidente do Conselho de Administração dos Portos, Mario Povia, a aprovação unânime pelos conselheiros reforça a preocupação com a continuidade dos projetos em andamento. “A Portos do Paraná tem alcançado os bons resultados graças às pessoas que fazem parte deste processo. Podemos ter novas tecnologias, normas claras, mas o grande diferencial está nas pessoas”, destacou.
E o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, ratificou que um dos principais objetivos é investir no capital humano dos portos. “A diretoria executiva seguirá com o compromisso firme de tirar do papel grandes projetos, investir na capacitação técnica do corpo de funcionários e manter uma relação transparente e harmoniosa com toda sociedade paranaense”, reforçou Garcia.