Projeto da Portos do Paraná doa meia tonelada de tampas para Lar de Idosos Perseverança; saiba como contribuir


Por Redação Publicado 14/11/2023 às 14h36 Atualizado 19/02/2024 às 04h41

*Com informações da Portos do Paraná

O projeto APPINHA, da Portos do Paraná, completou dois anos com muita reciclagem e solidariedade dos colaboradores da empresa e também da comunidade portuária. Neste período, já foram arrecadadas cerca de meia tonelada de tampinhas plásticas que são doadas ao Lar de Idosos Perseverança e revertidas na compra de fraldas para os 68 hóspedes da instituição. A última remessa enviada à entidade foi realizada na segunda-feira (13).

Segundo o Coordenador de Assistência Médica e Social, Miguel Nasser Bisneto, o saldo da iniciativa se deve à adesão em massa dos funcionários da empresa pública e seus familiares.

O balanço que fazemos do Projeto APPINHA é mais do que positivo. A adesão dos nossos funcionários, familiares e empresas da comunidade portuária foi tão grande que já estamos há dois anos arrecadando tampinhas, lacres e cartelas vazias, sendo que nos nossos cálculos já passamos de meia tonelada de material doado”, comemora o coordenador.

De acordo com ele, a ideia é expandir as parcerias de arrecadação desses materiais, fazendo com que outras empresas se juntem à causa. “Queremos divulgar entre todas as empresas da comunidade portuária, bem como no comércio de Paranaguá”, afirma. “Também somos gratos a todos que sempre colaboraram com essa campanha que ajudou aqueles que mais precisavam no momento da pandemia e hoje ainda necessitam do nosso apoio para compra de materiais de higiene primária”, destaca Miguel.

Busca por apoiadores

Para a responsável pela comunicação do Lar Perseverança, Lorena Heirozo, é muito importante que outras empresas e a comunidade de um modo geral ajudem na arrecadação. “Porque essas tampinhas são transformadas em fraldas para nossos idosos. Somos uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, então vivemos no limite e toda doação é muito bem-vinda e muito necessária”, diz Lorena.

Podem ser doadas tampinhas de plástico, sendo elas de embalagens de margarina, manteiga, achocolatado, leite, maionese e derivados, garrafas pet, potes de sorvete, produtos de limpeza, shampoo etc. Na Portos do Paraná, elas podem ser colocadas nos pontos de coleta ou entregues diretamente na Coordenadoria de Assistência Médica e Social (no Palácio Taguaré).

Presente de natal

Além do projeto das tampinhas, outra forma de contribuir para os 68 idosos do Lar Perseverança é pegar uma cartinha na árvore de Natal e presentear um ou mais residentes. As cartas podem ser retiradas no Lar, que fica na Rua dos Expedicionários, 782, Ponta do Caju. “É muito importante, os idosos esperam o final do ano, a data que eles mais esperam, muitas empresas se solidarizam e olham com compaixão, temos uma árvore de Natal montada com bastante pedidos dos idosos e são pedidos bem simples, como produtos de higiene pessoal e qualquer pessoa pode adotar um sorriso”, conclui Lorena.