Saiba a origem e o destino das cargas movimentadas pelos caminhões que chegam ao Pátio de Triagem de Paranaguá


Por Amanda Batista Publicado 10/07/2023 às 06h33 Atualizado 18/02/2024 às 16h16

O Pátio Público de Triagem do Porto de Paranaguá recebeu uma quantidade recorde de caminhões em 24 horas. Das 7h de terça-feira (4) às 7h de quarta-feira (5), 2.456 veículos que transportavam soja, farelo e milho acessaram o local utilizado para descarga de granéis sólidos de exportação.

Os caminhões que chegaram ao pátio vieram, majoritariamente, do Centro-Oeste brasileiro, além de estados como Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. No Paraná, eles vieram dos municípios de Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Campo Mourão e Guarapuava.

De todos os veículos que passaram pelo pátio nas 24h, mais da metade, 57,6%, estavam carregados com soja. Esse valor representa um total de 1.414 caminhões que descarregaram nos terminais do Porto de Paranaguá, que funciona como porta de saída para a exportação do grão para China, Coreia do Sul, Bangladesh, Rússia e Suíça.

O Pátio de Triagem também recebeu 548 caminhões carregados com milho, que foram exportados para o Japão, Irã, Taiwan, Vietnã e Coreia do Sul. Outro produto recebido no local foi o farelo, transportado em 494 caminhões, e que partiu para Holanda, Polônia, França, Coreia do Sul e Alemanha. 

De acordo com Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, empresa pública que administra o Porto de Paranaguá, este foi o maior número de caminhões recebidos no pátio em um único dia. Além da quantidade, segundo ele, o tempo de permanência no local também se destaca.

A performance dos terminais na recepção e descarga desses caminhões também está muito boa. Neste mês de julho, o tempo médio de permanência dos caminhoneiros no pátio é de seis horas e quarenta e três minutos”, acrescenta Garcia.

Utilidade dos produtos exportados


Os grãos exportados são utilizados na alimentação de pessoas e animais em diversas regiões do mundo que, indiretamente, são atingidos pela qualidade do serviço e pelo tempo de carga e descarga no Pátio de Triagem. Por isso, os granéis descarregados nos terminais de exportação do Porto de Paranaguá são classificados e têm a qualidade atestada pela empresa Grupo Bureau Veritas, contratada pela Associação dos Terminais do Corredor Leste do Porto de Paranaguá (Atexp).

Além disso, há todo um planejamento para o recebimento das cargas, que busca evitar as filas de caminhões. Segundo o diretor de operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, a logística é pensada na organização e controle.

Não temos filas. Atuamos com janelas de agendamento para os caminhões, controle do fluxo de veículos através de cotas diárias aos terminais, dentro de um sistema de gestão chamado Carga On Line”, afirma.

Ainda de acordo com Vieira, a Portos do Paraná está permanentemente atenta à performance de cada terminal. Esse controle é feito por um “medidor”, que avalia o desempenho da descarga de cada um e, com base nisso, controla o cadastro dos caminhões para os locais de descarga.

Controlamos o número de veículos na via de acesso aos terminais. Os algoritmos desenvolvidos pelo sistema Carga On Line analisam e controlam esse fluxo de caminhões desde a origem até a descarga”, conclui o diretor.

*Com informações da Portos do Paraná