Segunda-feira também foi dia de receber turistas; os que chegaram em Paranaguá vieram de longe, pelo mar
O primeiro cruzeiro com partida de Paranaguá só ocorrerá em novembro deste ano, quando o navio MSC Lirica, partirá daqui com com itinerários para Itajaí, Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai), conforme anunciou a MSC Cruzeiros. Mas, enquanto a entrada na rota de embarques não acontece, o porto segue recebendo turistas de outras rotas. E foi com temperaturas máximas chegando próximas dos 30 graus, que os 224 passageiros do luxuoso navio Silver Wind, da operadora Silversea Cruises, desembarcaram em Paranaguá, nesta segunda-feira (3). Eles vieram dos Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica e Alemanha e se dividiram em três grupos, após desembarcarem. Uma parte seguiu para Curitiba para depois descer a Serra do Mar de trem. E os outros dois grupos se dividiram entre Morretes, para desbravar com veículos 4×4 as estradas rurais da região, e Paranaguá, onde fizeram uma caminhada cultural pela cidade, com visitação ao Museu de Arqueologia e Etnologia, o Centro Histórico e o Mercado Municipal.
TEMPORADA
Enquanto a cidade se prepara e comemora os sotaques diferentes, a expectativa já está voltada para a temporada que começa em novembro. Segundo o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, ganha não só a cidade, mas todo o Litoral. “Esse movimento de turistas durante a temporada de navios de cruzeiros, de novembro a março, só vai aumentar. A previsão é que cerca de 50 mil pessoas passem por Paranaguá”, disse.
ESCOLHERAM DESCER
Mesmo com todo o luxo do navio Silver Wind, que dispõe de várias opções de acomodações, restaurantes e áreas públicas: convés com piscina, spa, bar, salão de beleza, observatório, academia de ginástica e até um estúdio fotográfico, todos os passageiros optaram por descer e fazer os passeios na região, o que fomenta a economia local.