Portos do Paraná é destaque no Fórum da Editora Globo e Valor Econômico em São Paulo


Por Redação Publicado 24/08/2023 às 12h52 Atualizado 18/02/2024 às 21h24

As concessões e parcerias da Portos do Paraná foram tema de um painel especial durante o fórum Paraná em Foco, realizado pela Editora Globo e o Valor Econômico na última quarta-feira (23), em São Paulo.

Com mediação do jornalista Jorge Félix, o debate reuniu o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o diretor-presidente da Sanepar, Cláudio Stabile, e o gerente de Assuntos Estratégicos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), João Arthur Mohr.

Segundo Garcia, o momento paranaense é positivo para atração de investimentos e realização de importantes obras. “Os portos de Paranaguá e Antonina ficaram mais de 20 anos sem licitação de áreas. E agora, de 2018 para cá, já são sete concessões realizadas ou previstas, com mais de R$ 3 bilhões em investimentos”, disse.

Diretor-presidente Luiz Fernando Garcia fala sobre as perspectivas de investimento para a empresa a partir das concessões. Foto: AEN.

Conforme o diretor-presidente, há uma necessidade de evolução na empresa, uma vez que o mercado cobra por estratégias comerciais modernas e competitivas. “As cargas têm de ter fluidez no transporte de ponta a ponta, desde a logística da chegada pelas estradas e ferrovias, passando pela armazenagem e a operação, até a saída dos navios”, destaca.

Ele ainda lembrou ao grupo de empresários que acompanha a programação do leilão da área PAR 09, que acontece no dia 5 de outubro, na Bolsa de Valores, que esta é uma área já explorada e operacional e deve receber investimentos de R$ 910 milhões.

Transparência nas concessões

O gerente João Arthur Mohr, da Fiep, reforçou a transparência com que os processos de concessão estão sendo administrados no Paraná. Todos os editais passam por consulta pública e análise de mercado antes da concessão.

O grande diferencial do Estado é o diálogo do setor produtivo com o governo, ouvindo as demandas das indústrias, da agropecuária, das lideranças regionais, de diversos segmentos. Esse diálogo franco e aberto torna o Paraná a melhor opção para se investir”, ressaltou.

Ele também apresentou as expectativas de crescimento, com as novas licitações, além da evolução para a quarta maior economia do Brasil.

A indústria de alimentos vai se beneficiar das melhorias no transporte ferroviário, rodoviário e das concessões do porto. A indústria de madeira já está crescendo com a concessão da área para Klabin e o automotivo que vai ganhar com o novo pátio de veículos”, disse. “É todo um ciclo que garante que o parque industrial paranaense continuará competitivo nos próximos anos“, concluiu o gerente.

Fórum reuniu diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o diretor-presidente da Sanepar, Cláudio Stabile, e o gerente de Assuntos Estratégicos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), João Arthur Mohr. Foto: AEN.

*Com informações da Portos do Paraná