Bate papo sobre empoderamento feminino e sexualidade reuniu colaboradoras da PASA


Por Redação Publicado 20/03/2023 às 18h39 Atualizado 18/02/2024 às 07h21

Em homenagem ao mês da mulher, na quinta-feira (16), a PASA – Paraná Operações Portuárias promoveu uma tarde especial para suas 35 colaboradoras. Em um bate papo sobre empoderamento e sexualidade feminina, as mulheres puderam conversar sobre o tema, quebrar tabus e se conhecer melhor. Além disso, houve sorteio de brindes patrocinado pela Nissei.

A palestrante foi a analista de administração de pessoal da empresa, Clicia de Mello Renna, que destacou que o evento foi alusivo ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. “Fizemos a palestra pensando nos processos de empoderamento, os quais tiveram origem lá no início do feminismo e que hoje mudaram um pouco de comportamento, pois vão além da garantia de direitos, de inclusão no mercado de trabalho, de igualdade de gênero etc. Quando falamos de igualdade de gênero, falamos necessariamente em sexualidade, pois é uma forma de empoderamento, é quando você entende que tem poder sobre sua vida, sobre suas escolhas e sobre o seu corpo”, disse.

Clicia destacou que o intuito do debate sobre a sexualidade foi desconstruir o “pecado por trás do prazer feminino”. Ela ainda afirmou que, quando a mulher se empodera e se apropria de sua própria sexualidade, ela se torna mais feliz.

A analista de administração de pessoal da empresa, Clicia Renna, e a enfermeira do trabalho, Bárbara Alleman, palestraram no evento. Foto: JB Litoral


Saúde da mulher


Gente feliz produz melhor, se relaciona melhor. Quando juntamos essas mulheres para falar de coisas boas, sobre questões pessoais, em um lugar onde sempre temos reuniões técnicas, estamos garantindo, inclusive, maior adesão a essa empresa que fornece atenção para elas. Portanto, trabalhamos com muito mais vontade, porque gostamos desse ambiente, pois é um lugar que, além da produção e da venda da força de trabalho, é propício à felicidade, ou seja, a felicidade é possível também dentro desse espaço, que é saudável, acolhedor e agradável”, comentou.

Durante o evento, também houve um momento dedicado à saúde feminina, no qual a enfermeira do trabalho Bárbara Kulik Alleman falou sobre o cuidado íntimo. “Acho essencial usarmos todas as oportunidades de ensinarmos sobre esse assunto tão importante, que é a saúde da mulher. Portanto, eu não podia deixar de fazer esse gancho na sexualidade e, também, não podia deixar de falar do cuidado com o próprio corpo da mulher em relação à saúde, higiene e autoconhecimento. São coisas que eu acho que refletem muito no nosso dia a dia”, informou.  

Halana Harumi Mikoda trabalha na PASA há quatro anos, ela é a primeira mulher motorista na empresa e única, até o momento. Ela aprovou o bate papo para mulheres.

Muitas das colaboradoras não têm vínculo umas com as outras, pois trabalham em turnos e setores diferenciados. Estes momentos de interação e descontração são muito importantes e especiais para nós, pois são quando podemos nos reunir e ficar mais próximas”, afirmou.

A motorista Halana Mikoda é a primeira nesta função na empresa. Foto: JB Litoral


Lugar de mulher é onde ela quiser


Com 270 funcionários, a PASA possui 35 mulheres em seu quadro de colaboradores. Apesar de ainda serem minoria, elas têm conquistado cargos de liderança em todos os setores.

A analista de administração de pessoal contou que a empresa tem mulheres líderes, que começaram no setor operacional, além de supervisoras, gestoras, funcionárias na portaria, na área de Recursos Humanos etc. “Nosso lema é ‘lugar de mulher é onde ela quiser’. Em todas as áreas da empresa temos mulheres trabalhando e entregando da mesma forma e com a mesma qualidade que um homem. Mostramos que podem contar com a gente também, porque embora um pouco mais delicadas para algumas funções, conseguimos entregar com a mesma qualidade”, disse.

O gerente administrativo financeiro da PASA, Osvaldo Inácio da Silva, também destacou o crescimento feminino no setor. “É verdade que, ainda, o setor é majoritariamente masculino, mas a PASA dá oportunidades para ambos os sexos, não tem restrição, basta apenas a formação, o conhecimento e a força de vontade. Todas as vagas são abertas indistintamente. Aqui é possível ver isso; temos aprendizes, analistas, assistentes, supervisoras, líder de turno, esta última, inclusive, não entrou diretamente nesse cargo, ela é alguém que veio galgando cargos na empresa”, contou.

Durante o encontro, as mulheres participaram de um coffee break especial e de sorteio de brindes, bem como ganharam uma lembrança da empresa. Foto: JB Litoral