Dia Nacional do Surdo: crianças com deficiência auditiva visitam Porto de Paranaguá


Por Redação Publicado 26/09/2023 às 09h49 Atualizado 19/02/2024 às 00h43
Visita pelo porto fio guiada pelo coordenador de Infraestrutura e Comunicação, José Carlos Bom. Foto: Cláudio Neves/ Portos do Paraná.

Na segunda-feira (25), a Portos do Paraná recebeu a visita de um grupo de 45 crianças que foram conhecer de perto as instalações do Porto de Paranaguá. O momento de aprendizado e descontração aconteceu em homenagem ao Dia Nacional dos Surdos, comemorado nesta terça-feira (26), e teve por objetivo promover a reflexão sobre a inclusão das pessoas com surdez na sociedade.

O diretor-presidente Luiz Fernando Garcia conta que os portos de Paranaguá e Antonina estão sempre abertos a receber muitos visitantes, entre eles, os estudantes, através do projeto Porto Escola.

Alunos especiais como esses merecem todo o nosso respeito e também devem estar presentes em todos os ambientes, inclusive na área portuária, que está aberta para o mundo e também para a comunidade local”, destacou.

Para a Secretária Municipal de Inclusão, Camila Leite, a visita ao Porto pelas crianças da Escola Bilíngue Nydia Moreira Garcêz em comemoração ao Dia Nacional do Surdo é marco significativo para os alunos.

Essa experiência não apenas permite que as crianças conheçam as operações portuárias, mas também promove a inclusão e a conscientização sobre a comunidade surda”, avaliou.

Camila ainda ressalta que a visita é uma oportunidade de quebrar barreiras e mostrar para os estudantes que eles têm direito à igualdade de oportunidades.

As crianças aprenderam sobre a importância da acessibilidade e da igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente de sua audição”, acrescenta.

Tour pelo porto

Durante a visita, os estudantes foram acompanhados por uma equipe da Portos do Paraná, que mostrou como é o funcionamento de uma instalação portuária, explica o coordenador de Infraestrutura e Comunicação, José Carlos Bom.

Apresentar o Porto de Paranaguá para esse grupo foi muito gratificante. Deu para ver o brilho nos olhos deles, o prazer e a felicidade de estarem aqui e mostramos que a Portos do Paraná pratica a inclusão social”, pontuou.

*Com informações da Portos do Paraná.