Fomento ao turismo: Empresa Costa Cruzeiros planeja adicionar Paranaguá à rota de seus navios


Por Redação Publicado 16/06/2023 às 11h49 Atualizado 18/02/2024 às 14h28

Na última quinta-feira (15), o presidente executivo das Américas Central e do Sul da empresa Costa Cruzeiro, Dario Rustico, conheceu pontos turísticos de Paranaguá e falou sobre o interesse da empresa em fazer do Porto de Paranaguá um ponto de embarque e desembarque de passageiros.

Na prática, se as negociações forem bem sucedidas, a cidade contará com um saldo de milhares de turistas vindos dos cruzeiros, que deve fomentar a economia e o turismo local ao longo de todo o ano.

Durante a visita, Rustico explorou os principais pontos turísticos da cidade, conheceu o Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio e se reuniu com líderes da Portos do Paraná na sede da empresa, no Palácio Taguaré.

Viemos conhecer a estrutura e acreditamos que temos muitas oportunidades de desenvolvimento para que, em um futuro próximo, o Porto de Paranaguá seja mais um ponto de embarque e desembarque nosso. Olhamos o estado do Paraná com muito interesse pelos destinos lindos que tem”, afirmou.

Para o presidente, além da estrutura do porto, a escolha de pôr Paranaguá na rota dos navios também leva em consideração questões ambientais e de sustentabilidade.

Esses temas são muito importantes para nossa indústria. Somos pioneiros no desenvolvimento de um novo tipo de energia de abastecimento de navios, como o gás natural liquefeito, seguimos com grandes investimentos nesse segmento”, enfatiza.

O secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes, explica que os cruzeiros marítimos são um grande trunfo para atrair turistas de alto poder aquisitivo ao Brasil. Segundo ele, na última temporada, mais de 330 mil estrangeiros desembarcaram no país em navios.

Cidades como Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza sempre foram muito beneficiadas com esses visitantes, e agora finalmente temos esse atrativo aqui no Paraná, em Paranaguá, por meio da MSC que abriu uma porta importante aqui, que devemos zelar para que não se feche nunca e utilizar como exemplo para atrair novas embarcações”, diz.

De acordo com o diretor empresarial André Pioli, responsável por trazer as rotas de Itajaí, Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai) da MSC Cruzeiros para Paranaguá, a negociação com a Costa Cruzeiros deve fortalecer a economia da região.

Mais uma empresa representa mais geração de emprego e renda para nossa população. Trabalhamos intensamente nessas negociações para que Paranaguá se torne um ponto forte do roteiro turístico marítimo brasileiro”, destaca.

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, que também participou do encontro, comenta que a visita dos passageiros pode se tornar uma força motriz para o turismo local

Já temos fixado a MSC Cruzeiros operando na cidade. Agora, a possibilidade da Costa Cruzeiros se interessar pelos nossos atrativos é um grande passo. É mais um emissor de turistas chegando, mais um destino prestigiado, mais um mercado a explorar”, conclui.

Se bem sucedida, a negociação deve fortalecer setor de turismo e economia local. Foto: Portos do Paraná.


Sobre a Costa Cruzeiros

A marca Costa Cruzeiros pertence ao Grupo Costa, a maior operadora de turismo da Itália, que, por sua vez, faz parte do Grupo Carnival Corporation & plc, líder mundial no setor com uma frota de 103 navios. O Grupo tem sua sede em Gênova, mas opera globalmente com rotas no Mediterrâneo, Extremo Oriente, Norte da Europa, Mar Báltico, Caribe, na América do Norte e Central, América do Sul, África e nos Emirados Árabes.

*Com informações da AEN