Paranaguá ganha sindicato que atenderá trabalhadores das indústrias químicas e farmacêuticas


Por Redação Publicado 09/08/2021 às 15h42 Atualizado 16/02/2024 às 09h44

A representatividade sindical mais próxima dos trabalhadores é um dos pré-requisitos para o sucesso das negociações e interlocuções entre funcionários e empregadores. Foi esse um dos motivos que levou um grupo de sindicalistas buscarem o desmembramento do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná (STIQFEPAR).

Por ter uma atuação direta na capital, o STIQFEPAR passou a ser um representante longínquo dos trabalhadores das empresas que atuam no litoral paranaense, segundo Arildo do Nascimento. Foi por esse e outros motivos que ele, em conjunto com outros apoiadores da causa, decidiu buscar meios de aproximar a atuação sindical dos empregados em Paranaguá e região.

“Antigamente o sindicato era por Curitiba e, infelizmente, estávamos abandonados aqui em Paranaguá. Tentávamos conversar com o presidente lá, o Francisco, mas nunca tivemos respaldo ou retorno. Tentamos várias vezes nos associar ao sindicato, inclusive pelas empresas, quando chegamos a conversar com o RH delas, mas sempre fomos barrados”, afirmou o atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná (STIQFEPAR) de Paranaguá.

“Nós não tínhamos auxílio nenhum aqui em baixo, nem sabíamos que tinha sede aqui no litoral, na praia. Pedíamos para poder usufruir dessas sedes, mas eles diziam que pelo fato de nós morarmos no litoral não precisávamos de sede na praia, sendo que eles tinham uma sede boa em Curitiba e o pessoal nunca foi nem sequer conhecer”, argumentou Arildo.

Perspectivas

A ideia é de que, após a homologação da separação e desmembramento da unidade sindical, a atuação seja mais próxima da realidade em que vivem os trabalhadores do litoral, destaca o sindicalista.

Chegou o momento em que nos reunimos, conversamos, e chegamos ao consenso de que daria para desmembrar o sindicato aqui em Paranaguá. Foi quando nós montamos uma chapa, chamamos a eleição e conseguimos esse desmembramento”, explicou Arildo, sobre como funcionou o procedimento aprovado em abril.

São cerca de cinco mil funcionários sindicalizados que agora serão representados pelo STIQFEPAR de Paranaguá. “Toda a área de fertilizante, adubo, líquidos inflamáveis, gráficas, farmacêuticos, todos farão parte do nosso sindicato agora. A representatividade será tudo por Paranaguá, não terá mais a necessidade de irem para Curitiba, faremos o acompanhamento, acordo coletivo, tudo por aqui”, pontua.

Aos colaboradores, que agora passam a ser representados pela unidade em Paranaguá, o novo presidente deixa um recado. “Venho aqui para somar, não estamos com o intuito de brigar com ninguém, nem com as empresas. Estamos aqui para nos ajudar, e ajudar a todos os trabalhadores. Esperamos que todas as empresas que tiverem alguma dúvida, ou problema, podem nos ligar, pois temos uma parte jurídica para poder auxiliar. Estamos aqui para ser parceiro dos funcionários e das empresas”, concluiu.

Por Marinna Protasiewytch