Pela terceira vez consecutiva, Taguaré vence Torneio de Futebol Interno da Portos do Paraná


Por Amanda Batista Publicado 25/11/2023 às 15h31 Atualizado 19/02/2024 às 05h46
Torneio é alusivo a campanha Novembro Azul. Foto: Rafael Pinheiro/ JB Litoral

Na manhã deste sábado (25), a Portos do Paraná realizou o tradicional Torneio de Futebol Interno, na Arena Angelina Salmon, em prol da campanha Novembro Azul. As equipes da Diretoria de Operações Portuárias, COMACI, Taguaré e Guarda Portuária participaram da disputa e, pela terceira vez consecutiva, quem levou a melhor foi o Taguaré, na decisão por pênaltis.

A equipe da Guarda ficou em terceiro lugar e venceu o COMACI por 5 a 4. Já na final, o primeiro tempo do jogo entre Taguaré e Operações começou com a vantagem de 1 a 0 para o tricampeão. Porém, em meio a uma disputa acirrada, com 4 faltas e um cartão amarelo, o time de Operações conseguiu empatar e levou a  partida para a prorrogação. Apesar da determinação dos craques, que fizeram dribles dignos de profissionais, a disputa só acabou nos pênaltis, com a vitória para o Taguaré.

Momento de descontração

Para o diretor de operações portuárias, Gabriel Vieira, o torneio foi um momento especial em que os funcionários puderam confraternizar, desenvolver o espírito de equipe e ter um momento de lazer em meio a rotina.

Neste Novembro Azul, tivemos atividades voltadas para a conscientização em saúde, em prol da prática de atividades físicas e da alimentação saudável. Isso no dia a dia é fundamental, ainda mais quando reservamos um tempo para cuidar de nós mesmos, é isso que estamos fazendo hoje. Sabemos que é difícil pelas demandas do trabalho, mas às vezes 30 minutos é suficiente para cuidarmos do nosso corpo, desempenhar as atividades com qualidade e estar bem para nossa família”, afirmou o diretor ao JB Litoral.

Quem também participou da disputa junto ao time campeão foi o secretário geral da presidência, Felipe Gama. “A gente fica muito feliz com a equipe vindo prestigiar. Acho que fora o futebol e a competição, o grande espírito foi o novembro azul e a conscientização de todos os homens para com a sua saúde e as medidas preventivas”, destacou. “Dentro da esportividade, também ficamos muito felizes em sermos campeões e ano que vem tem mais. Desta vez, faltou o torneio das meninas, mas no próximo ano certamente faremos um trabalho prévio para que aconteça o torneio no mesmo dia”, acrescentou Gama.

Incentivo ao esporte

Para o coordenador de Assistência Médica e Social da Portos, Miguel Nasser Bisneto, criador da disputa e goleiro da final do time Taguaré, o esporte é uma forma de reacender o debate sobre saúde do homem e promover a confraternização entre amigos.

É uma satisfação enorme participar de mais uma edição do torneio do Novembro Azul. Claro que é legal juntar os amigos, jogar futebol no sábado de manhã, mas a gente faz isso para trazer os homens para o debate da campanha, mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico, e o futebol, como atividade física, faz parte disso”, disse.

Nasser ainda agradeceu aos profissionais da saúde do laboratório LANAC, que aferiram a pressão e glicose dos jogadores, e à Prefeitura de Paranaguá por ceder o local e a arbitragem. “Estão todos de parabéns, e mais uma vez o Taguaré foi campeão da edição. Acho que na próxima vamos ter que tirar o time de campo para os outros jogarem”, brinca o coordenador.

Entrega das taças

Para fechar a competição com chave de ouro, quem entregou os troféus foi o atleta do Paraná Futebol Clube, André Luiz da Silva, filho do diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Eu me sinto muito honrado em poder representar os times e entregar o troféu para a equipe vencedora, é uma grande honra fazer parte de tudo isso”, disse o jovem.