Porto e Paranaguá: “Difícil pensar em um sem o outro”, diz Luiz Fernando Garcia


Por Flávia Barros Publicado 29/07/2023 às 17h27 Atualizado 18/02/2024 às 18h32
Luiz fernando

À frente da Portos do Paraná há quatro anos e sete meses e cidadão honorário de Paranaguá desde o ano passado, o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia, conversou com o JB Litoral e fez um balanço do cenário atual envolvendo o Porto de Paranaguá e a Cidade Mãe do Paraná, que festeja seus 375 anos neste sábado (29).

Para Luiz Fernando Garcia, apesar de o porto ser bem mais “jovem”, com 88 anos, a relação de parceria entre a atividade portuária e o município é muito forte.

O porto e a cidade de Paranaguá estão relacionados de tal forma que é difícil pensar em um sem o outro. O Governo do Paraná trabalha, junto com toda a comunidade portuária, para fortalecer o porto e, junto com ele, o município de Paranaguá”, disse Garcia.

Nestes 375 anos, reforçamos o nosso compromisso com a cidade que nos acolhe e com seus moradores. Temos muito orgulho de levar o nome de Paranaguá para o mundo, como referência em trabalho, eficiência e cuidado com o meio ambiente”, complementou.

Números que traduzem sucesso

Os portos do Paraná fecharam o primeiro semestre com movimentação de 30.898.006 de toneladas embarcadas e desembarcadas, o que representa um aumento de 6% em relação ao mesmo período de 2022 (com 29.013.459 toneladas).

Desse total, 20.142.131 de toneladas foram para exportação (16% a mais que em 2022, no período) e 10.755.875 chegaram em importações.

O desempenho nos seis primeiros meses ajudou o Paraná a alcançar o recorde de exportações num primeiro semestre e reforça a expectativa positiva para o segundo semestre”, avaliou.

Relação direta


Com um em cada cinco postos de trabalhos abertos tendo relação direta com serviços portuários e sendo o maior contribuinte em relação aos impostos arrecadados pelo município, o diretor-presidente da Portos do Paraná avalia o impacto dos novos investimentos para a região.

Em geral, todo e qualquer investimento e nova empresa que se instala para desenvolver a atividade portuária reflete diretamente no desenvolvimento da cidade. Além de projetos estruturantes que estão sendo desenvolvidos (modelo de concessão estudado para o canal de Acesso ao Porto de Paranaguá; Moegão; dos novos leilões para arrendamentos de áreas; entre outros), a Diretoria de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná tem atuado no fomento à vinda dos navios de passageiros”, afirmou.

Expectativa


No dia 1º de dezembro deste ano, o Porto de Paranaguá receberá a primeira das 16 rotas já confirmadas para embarque e desembarque de passageiros em navios de cruzeiros da MSC. A previsão é que cerca de 2 mil pessoas passem pela região durante cada uma das escalas, injetando mais de R$ 1,5 milhão, por semana, na economia local.

A vinda da MSC Cruzeiros, com embarque e desembarque de passageiros a Paranaguá, vai desenvolver, e muito, o turismo na cidade”, cravou Luiz Fernando Garcia, ao JB Litoral.

Para esta temporada de 2023/2024 o navio será o MSC Lirica. Já para a de 2024/2025, o navio utilizado será o MSC Armonia, também na rota Paranaguá/Itajaí/Punta del Este/Buenos Aires, com retorno para Paranaguá. O primeiro embarque e desembarque desta temporada está programado para o dia 20 de dezembro de 2024, seguido de um por semana, até finalizar dia 28 de março de 2025, totalizando 15 operações.