Portos do Paraná participa de evento internacional na Holanda e assume vanguarda da descarbonização dos portos no Brasil


Por Redação Publicado 01/12/2023 às 10h10 Atualizado 19/02/2024 às 06h14
A Portos é signatária do programa Green Ports Partnership. Foto: Portos do Paraná.

*Com informações da Portos do Paraná

A busca por práticas mais sustentáveis e a promoção da descarbonização dos portos paranaenses ganharam destaque internacional com a participação da Portos do Paraná em eventos do Green Ports Partnership (Parceria para Portos Verdes), na Holanda. O diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana, e o secretário-geral da presidência, Felipe Gama, representaram a empresa pública no encontro.

A Portos é signatária do programa Green Ports Partnership, tendo assinado um termo de cooperação com o renomado Porto de Roterdã em maio deste ano.

Parceria para Portos Verdes

Com duração de três anos, o projeto visa compartilhar iniciativas e conhecimentos para tornar os portos paranaenses mais sustentáveis, reduzindo o uso de carbono e investindo em novos sistemas energéticos, como o hidrogênio verde e a energia eólica.

Durante a visita à Holanda, a delegação participou da Europort, uma das principais exposições da indústria marítima internacional, com cerca de 1.000 empresas expositoras. A missão de negócios foi organizada pela Netherlands Enterprise Agency, Embaixada dos Países Baixos no Brasil e Rotterdam Partners, com o apoio do Netherlands Business Support Office Porto Alegre.

O diretor de Meio Ambiente explicou que os portos paranaenses foram reconhecidos como pioneiros na busca por práticas sustentáveis.

A autoridade portuária holandesa é uma das maiores lideranças globais no tema e reconheceu os portos paranaenses como um dos precursores brasileiros, em decorrência do trabalho realizado nos últimos cinco anos. Agora buscamos promover maior cooperação econômica e inovação entre o Brasil e a Holanda, conhecida por seus grupos marítimos e de energia de alta qualidade”, afirmou.

Encontro com autoridades locais

Além da participação na Europort, a equipe também se encontrou com o vice-prefeito de Roterdã, Robert Simons, no próprio Porto de Roterdã.

Estamos atentos às oportunidades de estreitar as relações de cooperação entre os entes signatários da parceria, sempre almejando um futuro sustentável. Além disso, nosso compromisso com a sustentabilidade não é apenas uma responsabilidade, mas uma oportunidade de troca de conhecimento com diversas lideranças mundiais”, destacou Felipe Gama.

Na cidade de Haia, a delegação participou de palestras e workshops promovidos pelo governo holandês, visando a construção do “porto do futuro”. O acordo estabelecido prevê o intercâmbio de conhecimentos para mitigar riscos e criar um impacto positivo nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU para serem cumpridos até 2030.